TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Quiropraxia no Brasil e no Mundo

Por:   •  9/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

História da Quiropraxia no mundo

A manipulação da coluna é conhecida desde os tempos antigos. Há indícios de que ela já era realizada de forma rudimentar há 17.500 anos, conforme demonstram pinturas rupestres no sul da França. Os médicos da Grécia Antiga, com destaque para Hipócrates, que já entendia que o processo de cura começava de dentro para fora. Muito embora a manipulação já fosse praticada, o fundador da Quiropraxia foi Daniel David Palmer, que estudou e desenvolveu a profissão a partir do primeiro ajuste que se tem registro, realizado em 18 de setembro de 1895, em Davenport, estado de Iowa, nos EUA.

O primeiro ajuste foi realizado em Harvey Lillard, servente do prédio onde D.D. Palmer trabalhava. Harvey Lillard sofria de uma deficiência auditiva havia 17 anos, problema que ela remetia a um estalo ouvido nas costas ao carregar peso. Ao examiná-lo, Palmer encontrou uma protuberância em suas costas e suspeitou que pudesse haver algum desalinhamento vertebral. Ao ajustar a vértebra com empurrão, produzindo um estalo, Lillard passou a ser capaz de ouvir novamente. Uma parcela significativa de sua audição foi restaurada conforme mais sessões foram realizadas com Palmer.

O nome Quiropraxia foi adotado por sugestão de um paciente de Palmer, o reverendo Samuel Weed, e significa “praticar com as mãos”. Palmer fundou o Palmer School, em Davenport., uma das principais faculdades de Quiropraxia do mundo.

Bartlett Joshua Palmer, filho de Palmer, foi responsável pela administração da escola e o reconhecimento que a instituição adquiriu, além de popularizar a Quiropraxia.

A princípio, a Quiropraxia era vista como charlatanismo e foi sendo aceita aos poucos., primeiro nos estados dentro do território dos EUA, depois com a difusão da prática para o Canadá e a Suíça, primeira jurisdição fora dos EUA a licenciar a profissão. A partir da década de 70, com a revolução científica, deixa de ser considerada uma prática de charlatães e passa a ter um embasamento científico cada vez maior, bem como passa a ser cada vez mais recomendada.

Atualmente, a Quiropraxia é a terceira maior profissão com ensino superior na área de saúde do mundo. A sua prática é regulada pela Federação Mundial de Quiropraxia e possui assento permanente junto à Organização Mundial de Saúde.

História da Quiropraxia no Brasil

Os primeiros registros na Quiropraxia no Brasil são da década de 20, porém era praticada de forma livre e sem controle. Na década de 50, através de Henry Wilson Young, piloto da FB, começa a difundir o atendimento quiroprático entre a população e a fornecer cursos não oficiais na área.

Somente nas décadas de 80 e 90 chegam ao Brasil os primeiros quiropraxistas brasileiros graduados no exterior. Esses profissionais se unem para desenvolver a profissão e, em 1992, é fundada a Associação Brasileira de Quiropraxia, que é a única no país a estar filiada e credenciada pela Federação Mundial de Quiropraxia, reconhecida pela OMS.

Após os esforços para promover e desenvolver a Quiropraxia, em 1998, inicia-se o programa da Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em convênio com a Palmer College of Chiropractic. O objetivo é formar professores, entre os já graduados na área de saúde, para o curso de Quiropraxia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com