TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de descanso

Resenha: História de descanso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Resenha  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO TEXTO

"História da Recreação"

Segundo Marlene Guerra, a recreação teve seu ponto de partida no período pré-histórico, através das temporadas de caça e habitação de novas cavernas. Nesse contexto, eram realizadas festas de adoração, celebrações fúnebres e invocação de deuses com alegria, cujas características se assemelham as da recreação contemporânea.

A sistematização da recreação surgiu em 1774, na Alemanha, com o advento da fundação Philantropinum, na qual eram oferecidas atividades teóricas e práticas, tais como: esgrima, equitação, lutas, caça, pesca, excursões e dança.

Nos EUA, os movimentos se iniciaram em 1885, com a criação de jardins de areia para recreação de crianças. Com o passar do tempo, a demanda aumentou e foi necessário criar espaços maiores. Então surgiram os playgrounds em prédios escolares, também conhecidos como "pátios de recreio".

Em 1892, surgiu o primeiro Hull House em Chicago, que oferecia área para jogos, aparelhos de ginástica e caixa de areia. Posteriormente, havendo a necessidade de atender um novo público, foram criados os centros recreativos que funcionavam o ano todo. Estes espaços eram casas de campo com sala de teatro, sala de reuniões, clubes, bibliotecas e refeitórios; com estruturas parecidas com o que dispomos atualmente. Para orientação das atividades existiam os líderes especialmente treinados.

Em 1906, surgiu o Playground Association of America, órgão responsável pela recreação. Hoje, é mundialmente conhecido como National Recreation Association. Devido à crescente importância do lazer na sociedade e visando atingir um público diferenciado, o termo playground foi modificado para recreação.

No Brasil, em 1927, o Professor Frederico Guilherme Gaelzer iniciou a idéia de praças públicas, com o evento "ato de bronze". Nesses espaços, foram improvisados diversos materiais rudimentares, como por exemplo, pneus velhos amarrados em árvores.

Em 1929, surgiram as praças para educação física, orientadas por instrutores, uma vez que não haviam professores especializados. Em 1972 o Professor Gaelzer, juntamente com o prefeito de Porto Alegre, Telmo Flores, desenvolveu o “Projeto RECOM” (Recreação - Educação – Comunicação), que tinha o objetivo de realizar atividades recreativas e físicas, promovendo o lazer e a integração social. Tal projeto era composto por duas estruturas desmontáveis e de fácil remoção – uma Tenda e um Carrossel de Cultura, ambos desenvolvidos para apresentação de espetáculos.

Diante do exposto, conclui-se que vários personagens foram importantes para a criação e aprimoramento da recreação. A Alemanha pela introdução da prática nas escolas e desenvolvimento dos parques infantis; os EUA, pela criação dos playgrounds equipados, inovando a recreação pública; e o Rio Grande do Sul pelo pioneirismo e fundação do RECOM.

OBJETIVO

A atividade escolhida tem como objetivo principal promover a integração das equipes, através de um momento de descontração e competição. Trata-se de uma técnica simples que envolve agilidade, condicionamento físico, cooperação, coordenação motora, força, resistência e socialização.

CABO DE GUERRA

Histórico

Conhecido também como Jogo de Corda, o Cabo de Guerra (Tugof War, em inglês), não tem local ou data que comprove de maneira exata a sua origem. Acredita-se que tenha aparecido através de cerimônias e cultos antigos, que eram realizados pelos povos egípcios (foto abaixo), há mais ou menos 4.000 anos. Os gregos também tinham cerimônias que imitavam o cabo de guerra, assim como povos da Ásia, América do Norte e América do Sul.

O Cabo de Guerra já foi um esporte olímpico e esteve presente nas Olimpíadas de 1900, em Atenas, na Grécia; 1904, em Paris, na França; 1908, em Londres, na Inglaterra; 1912, em Estocolmo, na Suécia; e 1920, em Antuérpia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com