TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do pensamento filosófico

Relatório de pesquisa: História do pensamento filosófico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo para Prova P1 2012 História do Pensamento Filosófico :

Quando se fixou na terra, o homem passou a viver de forma mais segura econfortável, o que permitiu que ele passasse a refletir a respeito de sua própriacondição, indagando sobre suas origens e sobre os fenômenos naturais.Na busca de compreender seu lugar no mundo, ele concebeu primeiro a Teogonia, que vem do grego theos, deus, + genea, origem, representada por umconjunto de deuses que constituíram o saber mitológico desses povos.Os primeiros pensadores gregos foram os pré-socráticos da Escola Jônica,dividida em Escola Jônica Antiga (Tales, Anaximandro e Anaxímenes) e Escola Jônica Nova (Heráclito, Empédocles e Anaxágoras). Porém, eles se concentravamsomente no primeiro elementoformador de tudo aquilo que observavam, sem se preocupar com as causas dasmudanças.O pensamento filosófico teve início nas colônias gregas, nos séculos VI e V a.C.,da região periférica (pré-socráticos) para o centro, em Atenas (sofistas e filósofossocráticos). Há também um questionamento se a filosofia na Grécia não seriaproduto de filosofias orientais, pertencentes a outras civilizações.Como resposta, há basicamente duas correntes que se ocupam em delimitaressas influências. Uma delas acredita que a filosofia grega seria mesmoresultado da contaminação cultural com pensamento de outros povos. Já asegunda, destaca que a filosofia grega revela-se como produto único dos gregos,livre de qualquer influência estrangeira. Atualmente, o mais correto seriaconsiderar a combinação das duas possibilidades.A filosofia antiga pode ser dividida em três períodos:Primeiro período: do século VII até o ano de 450 a.C., de Tales até Sócrates.Caracteriza-se pela formação ou juventude, uma vez que é durante ele que seestuda a natureza, passando a ser conhecido e chamado de PeríodoCosmológico.Segundo período: de 450 a.C. até o século III d.C., de Sócrates até o ecletismo.Seu foco central está no ser humano; por isso, essa fase recebeu o nome dePeríodo Antropológico. Terceiro período: do século I até o século VI d.C. Por três séculos coincide com operíodo antropológico; mas deixa evidente a decadência da filosofia grega, e seufoco passa a ser Deus ou a união teosófica com Ele. Por essa razão, denomina-sePeríodo Teosófico.

SócratesO conhecimento é uma apreensão intuitiva de universais conceituais.O bem é igual a virtude e é o mesmo que a felicidade que éproporcionado pelo conhecimento. O bem, portanto, é a essência dascoisas.

Sócrates foi um divisor de águas na história da filosofia na Grécia Antiga, que sedivide entre os filósofos pré-socráticos e pós-socráticos, tal foi sua relevânciapara o pensamento filosófico ocidental.Sócrates revelava na sua postura filosófica o quanto era importante levar oconhecimento para os gregos por meio do diálogo como forma pedagógica detransmissão de saber. Ele também acreditava que a alma humana era imortal eteria de alertar o homem sobre a necessidade de conhecer a si mesmo.Além disso, duvidava da possibilidade de a virtude ser ensinada, uma vez que amoral pressupõe uma questão de inspiração e não de parentesco, já que paismoralmente perfeitos podem não gerar filhos iguais a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com