TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de um serviço de Home Care

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ANHANGUERA POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ELIANE CRISTINA GOMES       RA 8529914337

JOANA DANIELE SOUZA         RA8948177932

MARCIA CRISTINA SCHIAVO  RA 8529914175

ROSIMEIRE DA SILVA COSTA RA 9146281100

Saúde Suplementar – A gestão de um serviço de Home Care

CASA&CUIDADOS “HOME CARE”

TUTOR: NATALIA SILVÉRIO

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia em Gestão Hospitalar I (PROINTER I)

BAURU

2015

  1. APRESENTAÇÃO:

O trabalho desenvolvido para o prointer/2015 (Faculdade Anhanguera) foi realizada em BAURU/SP, tem o objetivo de elaborar uma empresa prestadora de serviço HomeCaree contempla todo o processo operacional desde a captação do paciente até o faturamento das respectivas contas médicas para efeito de pagamento.

Este trabalho destina-se a normalizar a prestação de serviço em Atenção Domiciliar, cujo modelo visa proporcionar assistência institucional aos beneficiários proporcionando-os com melhores condições de conforto, continuidade de hábitos diários e relações interpessoais.

1.1Descrição da situação elaborada.

Nome da empresa: CASA&CUIDADOS ”homecare”

O trabalho foi elaborado pelas alunas ELIANE CRISTINA GOMES, JOANA DANIELE SOUZA, MARCIA CRISTINA SCHIAVO e ROSIMEIRE DA SILVA COSTA do curso SUPERIOR de TECNOLOGIA em GESTÃO HOSPITALAR.

Os serviços da CASA&CUIDADOS”homecare” – tem a missão de oferecer ao mercado: Orientação, Atendimento  e ou  Internação Domiciliar.

Este tipo de serviço se caracteriza pela internação ou cuidados do doente em seu domicílio onde as chances de recuperação são sempre maiores, pois o mesmo pode receber os cuidados necessários, no convívio com seus familiares. Ou ainda pode ser desenvolvido um serviço a nível preventivo.

O Atendimento Domiciliar propicia o atendimento do usuário no domicílio, seja a nível preventivo e/ou curativo adequando os meios disponíveis para prestação do serviço, como mobiliário, equipamento hospitalar e outros.

O benefício dessa modalidade de atendimento é bom para todos. Para o paciente significa um menor risco de infecção hospitalar e uma cura mais rápida junto com a família e no seu convívio social; para a cooperativa uma redução de custos importantes com hotelaria por exemplo, além do marketing indireto, e ser um produto de mercado, diferenciado; enquanto para o hospital possibilita um maior giro de leitos.

As novas tecnologias de saúde fazem com que a expectativa de vida da população seja prolongada. Com isso há um crescimento da população idosa que demanda mais recursos, devido a necessidade de cuidados médico-hospitalares mais frequentes. A CASA&CUIDADOS” Home Care” vem propiciar o atendimento à esta população com custos mais reduzidos.

CONCEITO:

Home Care ou Assistência Domiciliar é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à continuidade do tratamento hospitalar no domicílio, realizado pela equipe multidisciplinar com a mesma qualidade,tecnologia e conhecimento.
O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, a interrupção do cuidado ao paciente e o distanciamento dos profissionais envolvidosno tratamento.
Entre seus benefícios está a diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento em ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas e reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.

Atualmente estes serviços têm se mostrado muito adequados devido a tecnologia de ponta e interesses governamentais, o que ajuda a popularizar os serviços de Home Care além de viabilizar e conseguir uma maior demanda de modalidades a serem atendidas pelo programa.
Regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução nº 11 em 30.01.2006, a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.

Quais os principais conceitos e definições envolvidos com a assistência domiciliar?

Assistência Domiciliar é o nome genérico dado a qualquer serviço de saúde realizado no domicílio do paciente por profissional habilitado nessa área.
Atualmente podemos dividir essa assistência em dois tipos característicos:
Atendimento Domiciliar e Internação Domiciliar.

Atendimento Domiciliar é o nome dado à visita ou procedimento, isolado ou periódico, realizado no domicílio do paciente por profissional habilitado na área da saúde. Comparativamente, pode-se entender o evento como alternativa ao atendimento ambulatorial, prestado a paciente que não necessite de hospitalização.

Internação Domiciliar é o nome dado ao serviço prestado no domicílio do paciente, em substituição ou alternativo à hospitalização, por equipe técnica habilitada e multiprofissional, da área da saúde, contando com estrutura e logística de apoio. Deve estar integrado a um programa específico com essa finalidade, sendo realizado por instituição médica de assistência domiciliar e, obrigatoriamente, coordenada e supervisionada por médico, além de registrada no Conselho Regional de Medicina.

Cuidador é o nome dado à pessoa designada pelo paciente ou pela sua família para auxilia-lo durante a assistência domiciliar, podendo ou não ser um familiar. Será o responsável pelo paciente, servindo de referência para as trocas de informações com os profissionais da equipe de assistência domiciliar e deles recebendo o adequado treinamento para os cuidados básicos necessários ao doente, conforme o plano terapêutico inicial.

Médico Assistente ou Titular é o médico que já acompanhava o caso do paciente, ambulatorialmente ou em sua hospitalização, antes da Assistência Domiciliar.

Médico Visitador é o médico designado pelo corpo clínico da instituição prestadora de assistência domiciliar responsável pelo gerenciamento do caso e que realiza visitas periódicas no domicílio, auxiliando ou substituindo o médico assistente, quando necessário.

Plano Terapêutico indica qual a estratégia de tratamento domiciliar ao paciente, considerando suas necessidades clínicas, treinamento do cuidador, tempo de duração da assistência, programação de “desmame” e alta, além de estabelecer as competências entre equipe e paciente/família. Também pode ser chamado de Plano de Atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (968.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com