TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de uma home care

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O presente trabalhos tem por finalidade conhecer os conceitos de hotelaria adaptados ao ambiente hospitalar através da implantação e adaptação de departamentos da hotelaria clássica, assim como a humanização dos serviços prestados pelo hospital.

A implantação de tais serviços tem o objetivo de minimizar o desconforto através da segurança, bem estar, promovendo a satisfação e encantamento dos clientes de saúde frequentadores da instituição.

 A pesquisa foi realizada na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, com vistas no hospital pediátrico de rede privado Joãozinho de Deus através de revisão bibliográficas, aplicações de pesquisas de satisfação, que constatou que o hospital tem possibilidades de implantar a hotelaria hospitalar começando pela humanização de seus colaboradores e manter a satisfação do paciente e seus acompanhantes.

Introdução

A hotelaria hospitalar surgiu no Brasil a pouco mais que 10 anos e tem uma forte tendência o seu crescimento. Foi criado devido a necessidade de vários fatores, entre eles, o cliente, que começou a entender que o hospital não precisa mais ser um ambiente frio, no qual eram obrigados a permanecer ali abrindo mão de sua dignidade humana.

 O hospital se viu obrigado a ter que remodelar seu ambiente, inovando não só apenas em função do paciente em si mas, de seus colaboradores, familiares e visitantes, promovendo conforto, segurança e bem-estar para que a qualidade pudesse ser eficaz aos mesmos.

O mercado de saúde está cada vez mais competitivo, por isso, tem a necessidade de se modernizar para acompanhar de forma qualificada a velocidade de informações e mudanças que torna o hospital parte de uma empresa competitiva e que precisa se manter no mercado. A gestão hospitalar, demonstra uma preocupação em não apenas vender o seu produto (serviços), mas vender com excelência. Além de atender aspectos físicos, ou seja, de cuidar da saúde física da pessoa humana, deve considerar também os aspectos psicológicos da pessoa humana, para ter maior êxito no mercado globalizado

Assim surgiu a possibilidade da implantação de serviços oferecidos pela hotelaria adaptados para um ambiente hospitalar com o objetivo de satisfazer e encantar o cliente e seu acompanhante. Esses serviços podem ser: lavanderia, nutrição, recepção com internações e altas, agendamentos, estacionamento, serviços de quarto e manobrista, brinquedoteca, biblioteca, entretenimentos, etc.

Hotelaria clássica

Hotelaria Clássica é a reunião de serviços com características próprias e que tem por finalidade oferecer hospedagem, alimentação, conforto e segurança às pessoas que por algum motivo estejam fora de seu domicilio, praticando qualquer tipo de turismo.

O turismo é uma atividade que se encontra em franco desenvolvimento e com isso muitos estudos vêm sendo desenvolvidos por uma infinidade de autores. Desta forma é natural a existência de definições que envolvem aspectos técnicos, econômicos e holísticos desse fenômeno que pela grandeza e complexidade é difícil de ser expresso corretamente (BENI,2001). Crisóstomo (2004) define o produto turístico como tudo que visa atender às necessidades e satisfação do turista, que compreende a oferta turística.

Esta é classificada em: atrativos turísticos, equipamentos e serviços turísticos e infraestrutura de apoio ao turismo.

Quando são mencionados equipamentos e serviços turísticos, trata-se dos meios de hospedagem, dos serviços de alimentação, de entretenimento e outros como operadoras e agências de viagem, empresas de transporte turístico, de comércio voltado para o turismo, toda a infraestrutura e os serviços desenvolvidos para receber o turista. Já a infraestrutura de apoio engloba a infraestrutura de serviços urbanos de água, saneamento, transportes, comunicação, e também os equipamentos médico-hospitalares (CRISÓSTOMO, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com