TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeem: ser bio-psiquico-espiritual

Por:   •  2/5/2016  •  Dissertação  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 4

 Antropologia, Estética e Cultura

Estrutura do Ser Humano:

Ser Bio-Psíquico- Espiritual- -Transcendente

Todos os dias nos deparamos em situações que nos fazem refletir na essência da vida, de forma que questionamos nossa existência: “Se criados, qual a nossa função como ser humano, do homem em si?” ‘Como funciona o corpo, a mente o espírito humano, se é que tenha?” Ao longo do tempo estudiosos, filósofos, cientistas e outros encontraram formas de nos explicar isso de forma a nos mostrar como compreender essa natureza que engloba todo esse questionamento em o homem como um todo.

Eu como mero cristão quero falar sobre tal acontecimento que envolve uma ação humana e que é descrevido na Bíblia Sagrada, livro tal que sigo, e descrevo-a de forma pessoal abrangendo-a simplificadamente. No livro de Mt 9:1-8 narra a história de um paralítico que foi curado por Jesus, onde este voltando para sua cidade se deparou com alguns homens que lhe trouxeram um paralítico deitado em uma maca, e vendo a fé de seus companheiros Jesus diz ao paralítico: “Anime-se, filho. Eu perdoo seus pecados”. Mas alguns fariseus jugaram ser blasfêmia tal ato e Jesus ouvindo isso os perguntam: “Por que cochicham? É mais fácil dizer: ‘Seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande?” Dessa forma para que ficasse claro que ele era o filho de Deus, além de o ter perdoado os pecados, ordenou que o mesmo se levantasse da maca e assim o fez, e toda a multidão que o acompanhava o temeu e ficaram maravilhados com tal poder e autoridade.

Enfatizo, segundo o CRC, as dimensões humanas biológicas, psicológicas, espirituais e sociológicas, onde Jesus, como pessoa humana, nos leva pensar de forma marcante sobre elas neste acontecimento.

Dando seguimentos aos acontecimentos narrado na história, primeiramente, se promove a dimensão espiritual. Jesus foi muito famoso e conhecido em toda Jerusalém por causa de seus prodígios e milagres, e isso gerou esperança no povo criando tal fé ao ponto das pessoas elevarem o seu espiritual fazendo qualquer coisa pra que suas necessidades fossem atendidas e visto que o termo espírito é empregado para simbolizar aquilo que é humano e que não pode ser reduzido a fenômenos materiais definidos pela causalidade


ou pela realidade espaçotemporal, Jesus faz as pessoas fazerem coisas “além do normal” para terem o seu milagre através da fé que obtiveram pela elevação espiritual.

No contexto biológico Jesus atua como mediador entre um ser humano e um ser Deus, segundo a fé cristã, e exerceu tal poder divino, oculto em suas palavras, ao ponto de mudar as características físico-biológicas do paralítico o fazendo sair de sua condição terminal à uma condição instável onde poderia voltar a andar, correr, pular suponhamos essa tese por sua totalidade biológica agora formada.

No contexto psicológico os acontecimentos sempre estão formando o caráter mental, pensativo das pessoas que estão em volta de Jesus segundo suas ações, primeiramente vemos o cochicho feito pelos fariseus onde questionam ser blasfêmia à Deus a autoridade de Jesus, após isso Ele consuma além de suas palavras de perdão a cura do paralítico, causando uma mistura de sentimentos entre um temor aterrorizante e de agradecimento na multidão que o rodeava, nos fariseus somente o temor pois ainda repudiavam o ato, pela audácia de sua autoridade. O extrato psicológico nesse acontecimento remeteu à forma que os sentimentos chegaram nas pessoas, de maneira impactante onde Jesus mostra, por ser deus, autoridade sobre tudo e todos para que todos crescem no filho de Deus, através da cura do paralítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com