TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horario Flexivel

Exames: Horario Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

Com evolução do tempo e com as novas formas de relacionamento de trabalho e com a tecnologia da informação avançada cada vez mais as organizações procuram forma de adequação de horários para melhor desempenho dos indivíduos dentro dessas organizações, uma das formas mais utilizadas é horário flexível, as empresas que adotam essas politicas percebem uma alta qualidade nos serviços prestados funcionários satisfeitos trabalham com mais foco e permite que se desenvolvam dentro da mesma com produto final de qualidade, expandindo e conseguindo atender outros Países, sendo assim com essas politicas sendo bem utilizadas traz benefícios para as organizações e funcionários.

As empresas ao implantar trabalhos com horários flexíveis obtém algumas vantagens, como maior produtividade, menos custos com escritórios com endereço fixo, a economia de recursos é significativa, fluxo menor de atestados médicos, trabalhadores satisfeitos e mais produtivos, com esse sistema de trabalho as empresas conseguem relacionar e atenderem outros países , acelerando assim o crescimento dos negócios

Stafford Sumner, Diretor Administrativo da Jarrang, uma agência de e-mail marketing fundada em Cornwall, diz:

"Nós podemos trabalhar para todos os países ao redor do mundo, tirando proveito das diferenças das zonas de tempo para responder mais rapidamente do que antes às solicitações dos clientes. Tudo pode estar ligado à operação da nossa matriz pelo uso de alta tecnologia de voz e dados para oferecer um serviço de classe superior e padrão mundial."

Com esse sistema de horário as equipes conseguem equilibrar sua vida profissional com sua vida familiar se mantendo mais satisfeitos e motivados.Como mostra a pesquisa global realizada pela Regus com 17 mil empresas em 80 Países:

“89% das empresas brasileiras oferecem flexibilidade no trabalho. A cada dez empresas no Brasil, nove dentre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. E uma grande parte dessas empresas está descobrindo que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas que responderam à pesquisa acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custos do que em escritórios com endereço fixo.”

Sendo assim os funcionários trabalhando com esses horários a empresa ganha em obter profissionais de talento satisfeitos que permanecem na empresa e se desenvolve cada vez mais dentro da mesma evitando assim demissões investindo cada vez mais no capital humano.

Hoje vivemos a era da Informação que começou na década de 90, o capital financeiro deixou de ser o foco, e o que rege nessa nova era são as pessoas que passam a ser o foco principal das organizações, O mundo hoje encontra-se muito desenvolvido com tecnologias avançadas que invadem a vida das pessoas trazendo o conceito de escritórios virtuais, as pessoas conseguem fazer compras sem saírem de casa. As empresas se veem obrigadas a integrarem nessas novas mudanças, as teorias administrativas passam por uma profunda e intensa revisão, focando no Capital Intelectual o qual a base é o conhecimento, um gestor de pessoas deve estar atento as tendências do mercado e as pessoas das quais tem que liderar. A flexibilidade de horário cada vez vem ganhando espaço, e passou a ter muita importância dentro das empresas onde se introduz esse conceito dentro das suas politicas utilizando estratégias de gestão de pessoas como home office, e uma serie de iniciativas de horários flexíveis como estratégias de negocio, essas politicas tem uma razão de existir pois pesquisas indicam que trabalho mais flexível aumenta a produtividade.

Por outro lado ainda tem empresas que não olham para essa flexibilidade com bons olhos algumas empresas oferece esse privilégio para gerentes, funcionários que ocupam cargos alta qualificação não tem a confiança nos demais funcionários fazendo com que essas politicas sejem mais eletizadas. A empresa Yahoo decidi em 28.02.13 acabar com o trabalho em casa alegando que "A celeridade e a qualidade muitas vezes são sacrificados quando trabalhamos em casa.”

De acordo com Joseph M. Pastore:

Professor da Escola de Administração de Empresas da Pace University "Trabalhar em casa nem sempre funciona de maneira tão eficiente como imaginamos", afirma. "Na sua maioria, as experiências da vida são experiências humanas. O que nós fazemos é muito complexo e importante, e tudo o que fazemos se baseia na interação."

Empresas crescem cada vez mais e adotam essas politicas de horários flexíveis outras se limitam a concedê-las a cargos mais elevados, e com a implementação destas consegue obter o aumento da produtividade do crescimento econômico aquecendo assim o mercado e abrangendo outros Países pesquisas comprovam os resultados. Outras empresas acreditam que tem que existir essa interação do local de trabalho e que tem pessoas que trabalham melhor perto umas das outras.

Cabe ao gestor de pessoas analisar cada funcionário identificar as suas habilidades a sua personalidade o seu capital humano adequando cada profissional dentro das politicas de horários flexível que melhor irá atendê-lo não esquecendo também das necessidades da empresas fazendo a junção para que as duas partes sejam beneficiadas. Segundo Pastore para decidir se é bom ou não basta olhar os resultados. Cabe então as organizações entender que o mercado de trabalho vem sofrendo grandes mudanças e se querem ser produtivas é essencial reconhecer essas mudanças e abandonar antigos paradigmas. Sobre esse aspecto as organizações estão cada vez mais implementando essas politicas de horários flexível.

“A tendência está se espalhando rapidamente e já atinge, em graus variados e em departamentos diferentes, 73% das maiores empresas instaladas no Brasil, de acordo com pesquisa da Hewitt Associates, uma das principais consultorias de recursos humanos do mundo. É um número próximo ao dos Estados Unidos, onde o porcentual de companhias que oferecem o benefício saltou de 50% para 80% nos últimos dez anos.”

Segundo Flavio Balestrine (TOTVS S.A) hoje existem equipes mais maduras que sabem seus limites e se auto gerenciam trabalhando de acordo com o processo de grupo que são: papéis, normas, status e coesão. O papel é a função que cada membro exerce dentro da organização com objetivos diferentes definidos e interdependente. As normas são padrões e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com