TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horario Flexivel

Trabalho Universitário: Horario Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

Questões da disciplina: Economia e Modelos de Gestão.

No texto, 3º parágrafo, Claudio Dedecca, economista da Unicamp, afirma:

“a flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificaçoa”. “Esse profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adéquam melhor ao horário flexível”.

Pensando em atuarem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificamente como consultores de RH, e como as empresas estão lidando economicamente com estes profissionais, respondam:

1- Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

Resposta:

- Melhor capacidade de concentração no trabalho e maior comprometimento com os objetivos da empresa;

- Produção, Motivação e Lealdade;

- Cumprimento da jornada com dedicação dentro do meu horário escolhido;

- Parceria entre empregado e empregador;

- A empresa reduziria custos deixando de pagar horas extras;

- Responsabilidade e comprometimento ao ambiente de trabalho.

2- Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

Resposta:

- Ficar mais tempo com a família;

- Motivação para alcançar objetivos estabelecidos pela empresa

- Dedicação no cumprimento de tarefas;

- Equilíbrio na vida profissional, reduzindo o cansaço e o estresse;

- Eliminação de descontos de faltas.

3- Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereotipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

Resposta:

O homem tem uma grande capacidade de adaptação, atitudes flexíveis e conhecimentos capazes de se formarem ao longo da vida.

Hoje a sociedade exige que o homem tenha uma formação ampla de conhecimento, que seja criativo e que seja inserido num processo de constante evolução tecnológica.

O surgimento das inovações tecnológicas, assim como a expansão do setor dos serviços de trabalho faz com que o homem tenha mais escolhas no desenvolvimento de tarefas.

Com uma qualidade de vida, o homem terá maior capacidade de compreensão, idéias criativas e produtivas, gerando resultados positivos dentro da organização.

O desenvolvimento tecnológico sem o conhecimento do homem é inútil, por este motivo a organização precisa ter flexibilidade com as mudanças, priorizando a motivação de seu colaborador, para que torne apto a lidar com as mudanças tecnológicas.

Apenas organização capaz de produzir informação de qualidade terá vantagens competitivas e colaborador com postura reflexiva frente aos avanços tecnológicos será capaz de alcançar seus objetivos.

4- Por fim leia o artigo do jornal “O Estado de São Paulo” (28/02/2013) – Caderno “Economia & Negócios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa. Faca uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: as previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013. Compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações sobre este aspecto.

Resposta:

O que vemos são grandes organizações tecnológicas com opiniões diferentes, pois num momento em que os grandes problemas surgem, precisam ser tomadas grandes decisões. Como por exemplo, acabando com a norma do trabalho em casa, fazendo com que os colaboradores, trabalhem em equipe dentro da organização, sendo estimulados a discutir sobre a implantação de novas mudanças, ou adotando a norma do horário flexível, garantindo a satisfação e o desenvolvimento dos colaboradores dentro das organizações.

Considerando que as organizações, necessitem sempre de inovação e melhorias na produtividade, a responsabilidades dos bons resultados cabem aos colaboradores tanto dentro da organização com o cumprimento da carga horária, quanto fora da organização com a liberdade de administrar seu próprio horário.

É necessário que os lideres da equipe coopere, priorize de defina os objetivos e metas a serem alcançados dentro da organização, observando sempre a produtividade individual.

O importante é que as organizações estejam preparadas para as mudanças com inovações tecnológicas e selecione colaboradores com habilidades e responsabilidades no crescimento da organização.

Questões da disciplina: Relações Interpessoais.

Flavio Balestrin, diretos de relações humanas da TOTVS S.A, afirma no texto que: “Temos hoje lideranças e equipes mais maduras que sabem seus limites e se auto gerenciam. Notou-se o aumento da responsabilidade.”

De acordo com o estudado na disciplina, responda as questões abaixo:

1- Cite e explique os elementos do processo de grupo

Resposta:

- Papeis: Um conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição.

Identidade de papel: Quando a pessoa muda de papel para favorecer uma determinada situação.

Percepção de papel: Quando a pessoa tem uma visão de como deve agir em determinada situação.

Expectativa do papel: A forma como os outros acreditam que devemos agir em determinada situação, gerando o contrato psicológico o que define a expectativa de comportamento de cada papel.

Conflito de papel: Quando a pessoa percebe que o compromisso de um papel, torna difícil o desempenho do outro.

- Normas: São regras comportamentais aceitas e compartilhadas pelo grupo.

Classe comum de norma:

Norma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com