TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotelaria E Turismo

Ensaios: Hotelaria E Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITARIO ANHAGUERA

CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR 4º SEMESTRE

HOTELARIA TURISMO E HOSPITALIDADE/TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Hotelaria, Turismo e Hospitalidade/Tecnologia de Informação

ATPS 4º semestre de do Curso de

Gestão Hospitalar sobre a orientação do

Professor. João Barbosa Lima.

1 - Resumo

A fidelização dos consumidores da Hotelaria Hospitalar é uma questão de sobrevivência num mercado cada vez mais dinâmico, analisando o significado e a metodologia de aplicação de um conjunto de ferramentas administrativas embasadas no marketing de relacionamento, conhecidas sob a sigla CRM.

Os resultados permitem salientar que somente com uma troca constante de conhecimento com o consumidor pode-se entender e oferecer as soluções mais convenientes através de produtos e serviços que satisfaçam os desejos dos clientes.

2 - Abstact

The consumer loyalty of hospitality is a matter of survival in an increasingly dynamic market, analyzing the significance and methodology of implementation of a set of administrative tools, basead on known relationships marketing on the acronym CRM.

The results enable stressed that only with a constant exchange of knowledge with the consumer can understand and offer the most convenient solutions that meet the customer’s desires.

3 - Introdução

CRM é antes de tudo um processo holístico de antecipar e satisfazer as expectativas dos clientes. “Se uma organização estiver procurando afinar todos os pontos de contato com a marca, integrando pessoas, processos e tecnologia do ponto de vista do cliente, resultando em valor de longo prazo para a marca, para a lealdade do cliente e rentabilidade, então pode ter certeza de que está entendendo o que significa CRM” (Lobo, 2002).

O programa de CRM objetiva identificar quatro grandes grupos de estratégias que permitem reconquistar os clientes já existentes, vender mais ou fazer a venda cruzada de serviços para esses clientes e explorar a possibilidade de novos clientes.

O CRM permite que uma empresa aborde todos os tipos de clientes que ela atendeu ou atende em momentos diferentes de seu ciclo de vida, que escolha o programa de marketing que melhor se enquadre com o ponto de vista de um cliente em relação à empresa e sua vontade de comprar os serviços e produtos oferecidos.” Brown, (2001).

4 - Objetivo

Recuperar é o processo de convencer um cliente a ficar com a organização, requer maior sensibilidade, deve ser ágil e seletiva; deve-se procurar identificar características do inicio do processo de desligamento. Busca por novos clientes ou de Cliente em Potencial, elementos de busca: segmentação, seletividade e fonte. Fidelização é apoiada em três dispositivos: segmentação com base no valor, nas necessidades do cliente e previsão de desistência. Cross-Selling/Up-Selling: identifica ofertas complementares e necessidades do cliente; aumento de lucratividade do cliente.

5 - Metodologia

Nossa pesquisa é fundamentada em análise de artigos sobre CRM Operacional, CRM Analítico e CRM Colaborativo fazendo valer sua importância na gestão hospitalar na atualidade. Na visão de Foucault (1992) “o hospital, é um local de repressão e silenciamento”, na nova abordagem com foco em CRM aliando tecnologia muda-se esse paradigma. Podemos caracterizar a pesquisa em andamento como sendo de caráter exploratório com o objetivo de proporcionar uma visão geral do conteúdo, tendo como um grande parceiro a Tecnologia de Informação e assim, não carece grandes pesquisas para se provar a importância e a eficiência numa organização que visa sobreviver com lucro num mercado competitivo, e manter seu nome respeitado junto a seus concorrentes.

6 - Conceitos de CRM

CRM é um sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos organizados e integrados a um modelo de gestão de negócios, do inglês “Business Process Management” (BPM). Seu objetivo principal é auxiliar as organizações e a Hotelaria Hospitalar a angariar e fidelizar clientes ou potenciais clientes (parentes e amigos de pacientes), fidelizar clientes atuais procurando atingir a sua satisfação total através do melhor entendimento de suas necessidades e expectativas. Esse processo de gestão de relacionamento com o cliente permite que se tenha controle e conhecimento das informações sobre os clientes de maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registro de todas as interações com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas áreas do hospital, para guiar as tomadas de decisões, tanto com o CRM Operacional que visa à criação de canais de relacionamento com o cliente, ou o CRM Analítico que visa obter uma visão constante do cliente, buscando usar o conhecimento do relacionamento para fideliza-lo e ainda o CRM Colaborativo, focado na obtenção do valor do cliente através de colaboração inteligente, baseada em conhecimento.

7 - Relacionando Marketing de relacionamento e CRM com Hotelaria Hospitalar

Atualmente, todos os colaboradores e gestores ligados a Hotelaria Hospitalar concordam que “a melhor estratégia é satisfazer com qualidade e eficiência o gosto do cliente” (Giuliani, 2001). Marketing de relacionamento pode ser definido como “uma estratégia de marketing que visa construir uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com