TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo e Hotelaria

Seminário: Turismo e Hotelaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 13

TURISMO E HOTELARIA

O Turismo é uma atividade pouco explorada diante do potencial que o Brasil apresenta este país com enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e principalmente, das belezas naturais do imenso território, mas esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado. Entre os anos de 1995 a 2000, houve um aumento significativo no número de turistas que vieram ao Brasil, mudando o ranking de 43o para 29o, sem contar o turismo interno que gera um fluxo aproximado de 26,6 milhões anualmente.

Em resumo o Brasil ainda tem muito que desenvolver, pois a “indústria” do turismo pode ser mais rentável que o setor industrial e rural, além de ser menos degradante. No mundo, esse é uma nova tendência econômica.

ECONOMIA EM TURISMO - UMA ANÁLISE DE SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

A realidade observada para o setor turístico e hoteleiro no Brasil, onde a participação da indústria do transporte aéreo é intensa, acrescida das evidências sobre o processo dinâmico de formação do comportamento do consumidor brasileiro, nos permite concluir sobre a extrema importância de se analisar algumas das principais variáveis que explicam as atitudes dos indivíduos ou que influenciam as suas decisões racionais de compra de bens e/ou serviços turísticos. O período de 1978 a 1986 representou um contínuo crescimento dos fluxos de turismo interno brasileiro, que e observado pelos aumentos consideráveis dos níveis de demanda e o ferpal que deve ser analisado está diretamente ligado as possíveis mudanças de comportamento do consumidor, justificadas pelo descongelamento dos preços que causaram elevações consideráveis nas tarifas aéreas e pela queda do nível de renda desses indivíduos. O resultado mais importante derivado dos testes estatísticos foi o de que o efeito renda se mostrou mais significante do que o efeito preço, no que diz respeito ao comportamento da demanda por bens e/ou serviços turísticos ao longo do período analisado.

COMO SE DEU A EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR

o custo de hotéis implica na escolha de seu local de implantação e em custos . Os “atuais” consumidores de hotelaria, influenciado pelas opções, características e necessidades da nova economia financeira, contendo mudanças em seus comportamentos que geram alterações diretas no mercado turístico.É preciso entender quais são as novidades no perfil dos turistas de hotelaria, geram à partir do mercado atual, procurando apontar novas escolhas, características e oportunidades, observa-se também as atuais ofertas tomadas pelas empresas turísticas com a intenção de se manter no mercado , evitando praticar erros.

Ao longo dos anos se observa uma mudança no consumidor, e esta se relacionado diretamente com as alterações que ocorreram na economia mundial da atualidade. Em função da nova economia, temos uma novidade de mercado, sendo assim as vontades e as necessidades dos turistas têm passado por bruscas mudanças. Temos um anfêmero atribulado e fatidicamente sempre nos encontramos com grandes dificuldades sócio-ambientais negativas, riscos ambientais, stress e rotina. Todos esses fatos reafirmam a necessidade de mudança de ambiente, que se traduz em viagens. Neste momento o turismo ganha espaço, pois sua prática Tornar Excessivamente preciso em deslocamento, ou seja, o clinete terá que dispor de seu tempo para deixar seus costumes cotidianos e viajar, buscando consumir, por exemplo, a cultura de outro lugar. As viagens, que se iniciaram para o conhecimento de outras culturas e pessoas, hoje têm várias motivações. Com a globalização temos uma mudança da oferta turista, caracterizada pela denominação e pela insegurança, produzidos pela modernidade e pelo capitalismo, onde o demandante deste segmento é o pós-turista.

Recentemente vimos que houve um aumento da demanda por “pacotes padronizados”, enquanto aumenta a procura por lugares considerados “exóticos”, para que o turista possa vivenciar com significado e autenticidade o local visitado.

MERCADO CONSUMIDOR

Com a realização de vários eventos internacionais como Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, a circulação de turistas no Brasil promete bater recordes, fator que movimenta os empresários de hotelaria e Alimentos e Bebidas. A economia relacionada a estes setores deve gerar mais de R$ 3,5 bilhões em negócios.

De acordo com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a expectativa para o turismo nacional até 2014 é captar R$ 8,9 bilhões em divisas internacionais, com 73 milhões de pessoas desembarcando nos aeroportos brasileiros. Ao longo dos anos o “termômetro” dos segmentos de hotelaria e turismo no Brasil, apresenta as novidades que a indústria está desenvolvendo para atender tamanha demanda que o País vai receber nos próximos anos.

Um dos fatores determinantes, além dos eventos internacionais, é a entrada da classe C em definitivo na zona de consumo. O turismo recebeu o reforço de mais de 30 milhões de brasileiros que movimentaram dinheiro em todos os meios de hospedagem. Cresceu também a procura de turistas estrangeiros pelo Brasil devido ao aumento da qualidade do serviço.

De acordo com o IBGE, a classe C alcançou 92,8 milhões em 2009, 103 milhões de brasileiros no ano passado e para 2014 a perspectiva é alcançar 115 milhões, estes números atestam o crescimento consolidado do consumo no país para os próximos três anos.

“A adesão antecipada dos expositores é reflexo do aquecimento da economia quando os próprios brasileiros estão gastando muito mais fora de casa, com viagens, alimentação, lazer, etc..”conforme Kátia Castro, diretora superintendente da Equipotel.

Devidos as mudanças na economia mundial, os desejos e necessidades dos turistas sofreram bruscas alterações. O stress, a rotina, os ricos ambientais entre outros motivos são ocasiões que estimulam as pessoas, digamos os turistas, mudem os seus hábitos deixando a vida corrida do dia a dia dispondo de tempo para viajar e conhecer outras culturas, outros povos. O aumento na demanda por pacotes padronizados e a facilidade no pagamento & financiamento e também as mudanças que aconteceram na economia mundial para o lado bom, são os responsáveis pela evolução do mercado hoteleiro.

HOTEL RESORT COSTA VERDE MAR E MONTANHA ALL INCLUSIVE LOCALIZADO NA CIDADE DE ANGRA DOS REIS RJ

O Hotel Mar e Montanha surgiu no mercado no ano de 2006 fundado por um grupo de investidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com