TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo E Hotelaria

Trabalho Universitário: Turismo E Hotelaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

PROBLEMATIZAÇÃO: O Problema e sua importância

O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no mercado brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de hotéis (ABIH, 2006), o país movimentou direto ou indiretamente cerca de US$ 3,4 trilhões, sendo o país onde o setor hoteleiro apresenta o plano mais ambicioso da América Latina de investimentos em hotéis com padrão internacional. Só em 2006, estavam em construção mais de 200 hotéis e resorts, o que representa investimentos de US$ 2,4 bilhões. Com isso, o Brasil está se consolidando cada vez mais como importante destino turístico.

A realidade atual do mercado hoteleiro brasileiro, em função da alta competitividade está obrigando os meios de hospedagens a redefinirem uma serie de estratégias em seu ambiente organizacional, principalmente no que se refere à qualidade do atendimento.

A qualidade no atendimento ao cliente não é mais visto como um diferencial e sim como essencial para o funcionamento e sobrevivência da empresa.

Os consumidores estão se tornando mais críticos e informados a respeito dos serviços e produtos que consomem ou desejam consumir, tornado-se cada vez mais exigentes. Sendo assim oferecer um serviço ou produto de qualidade torna-se fundamental para os estabelecimentos que procuram fidelizar e conquistar um número maior de clientes, oferecendo uma prestação que corresponda às expectativas destes.

Ao buscar a qualidade em seus serviços e produtos a empresa passa a adquirir maior produtividade, melhora os resultados e aumenta os lucros. Investir nesse conceito causa menos problemas, um giro menor de pessoal, clientes satisfeitos e ainda uma melhor imagem da empresa.

Porém, apesar do setor hoteleiro está em constante crescimento, gerando empregos e movimentando a economia do Brasil, a sua deficiência no atendimento é um fato explicito, mesmo considerando que esse país é um dos mais cordiais e receptivos do mundo, observa-se que não existe um numero suficiente de profissionais capacitados na área, bem como treinamentos específicos para os funcionários. Existe sim, uma profissão que apesar de uma história milenar, ainda é carente em relação a informações que se trata da era da qualidade.

O município de Mossoró/RN, cenário de estudo do projeto, é uma das principais cidades do interior nordestino, localizada entre as capitais Natal e Fortaleza distante 275 e 260 quilômetros respectivamente, configura-se como importante entroncamento rodoviário. Atualmente a cidade vive um intenso crescimento econômico e de infra-estrutura, segundo a wikipedia a cidade de Mossoró é considerada uma das cidades de médio porte brasileiro mais atraente para investimentos no país.

Em relação ao turismo, o município também vem ganhando espaço, fazendo parte do plano de regionalização do turismo, está inserido no pólo Costa Branca que compreende 17 municípios do Estado. Possui destaque o turismo de negócios, por sua economia voltada para a produção de petróleo, sendo um dos maiores produtores de petróleo em terra do país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado.

Destaque ainda para as festividades realizadas na cidade anualmente, que atraem uma enorme quantidade de turistas, como o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do país, o Auto da Liberdade, maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre, a festa da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com