TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB

Tese: IDEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

Esse texto foi trata-se de um estudo realizado em duas escolas da rede pública Municipal de ensino , de Una, onde tive a oportunidade de entrevistar dois coordenadores pedagógicos com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2012 mostram que as escolas com ensino fundamental I David Soares Pinheiro obteve o resultado de 4.0 que se diz chegou alcançar a meta de 2013 .Sendo que a escola planejou estratégia de ensino, com a finalidade de melhorar a leitura e a interpretação textual com o projeto de leitura e escrita e projeto de reforço escolar.

Os dados apontados na escola Anísio Teixeira onde obteve o resultado de 4.2 chegando a meta prevista, teve crescimento no IDEB em relação a 2009. Para alcançar essa meta foi feito da escola um ambiente agradável e propício para obter um bom aprendizado. A escola planejou também reforço escolar, atividades extracurriculares, mudanças de estratégias metodológicas, prova Brasil e simulado para ajudar no aprendizado.

Como melhoria da qualidade do ensino a provinha Brasil serve de base para diagnosticar, o ensino e através do resultados obtido haver planejamento das atividades pedagógica com o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem, buscando melhoras na qualidade da educação, trazendo a família para junto da escola e a comunidade escolar inserirem-se junto ao sistema de ensino. Portanto, uma das ações principais dessa escola é resgatar o valor dos princípios familiares e envolver essa comunidade para trabalhar junto com a escola.

Para alcançar as metas projetada, é preciso acompanhar o processo de aprendizagem das crianças, de forma permanente e diária. Com isso, o professor consegue observar as dificuldades e os pontos positivos no desenvolvimento de seus alunos, preparando-os para as avaliações internas e externas à escola.

Todas as escolas visitadas tiveram esse ponto de partida: identificaram fraquezas e foram claras nas metas desejadas. Após essa definição, o próximo passo foi o planejamento estratégico para colocar essas metas em ação.

Podemos, então, afirmar que o IDEB ajuda sim, a partir de dados demonstrativos, a exemplificar como está a qualidade de nossas escolas. No entanto não pode ser considerado isoladamente e nem usado como único medidor teórico para mudar a prática pedagógica em cada instituição. Esse mecanismo pode ser usado como parâmetro basilar, de comparação de dados, visando à elevação do índice que se busca para uma educação pública de qualidade no País.

CONCLUSÃO

O estudo desenvolvido teve como finalidade conhecer as implicações e os meios utilizados a respeito do impacto que os resultados do IDEB promovem nas políticas educacionais do município.

Para alcançar os objetivos estabelecidos para a pesquisa foi necessário desenvolver uma análise.

A análise permite mostrar como os  coordenadores conseguem visualizar as realidades de suas escolas, analisando-as a partir dos resultados do IDEB. No entanto, a maioria ainda não consegue extrair da compreensão dos resultados, consequências para sua atuação como coordenadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com