TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ANALISE INSTITUCIONAIS

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.890 Palavras (32 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 32
  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Centro de Referência  de Assistência Social CRAS l.

De acordo com informações colhidas junto com a Assistente Social Sueli Barros, ora minha supervisora de estágio no período de março de 2014 à junho de 2014, dados esses que foram tirado da Prefeitura de Seropédica, no Plano de Trabalho do CRAS, 2011.[1]

O CRAS I do Município de Seropédica é um espaço público estatal responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O CRAS tem o objetivo de aproximar a Assistência Social de toda família e individuo que esteja em situação de vulnerabilidade e risco social.

O público alvo do CRAS, é todo cidadão que dela necessitar.

O público alvo do meu projeto de intervenção são os idosos a cima de cinquenta anos.

Endereço Rua  Niterói, numero 27 km 41, Seropédica –RJ.

E-mail/ Site. cras1 seropedica @ yahoo.com.br

A responsável pelo CRAS 1 é a Coordenadora e Assistente Social Sueli Barros Costa, Cress: 12739 – 7ª Região..

Ainda de acordo com informações colhida no CRAS 1, junto com minha Supervisora Sueli, foi que identificamos dentro das atividades desenvolvidas pelo CRAS os seguintes programas:

  • Programa de Atenção Integral a Família (PAIF);
  • Programa Bolsa Família;
  • Benefício de Prestação Continuada;
  • Vale Social;
  • Busca Ativa;
  • Fortalecimento de Vínculo (Facilitador);
  • Fortalecimento de Vínculo (Orientador);
  • E outros.

2 – IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO

Sueli Barros Costa.

Assistente Social

Cress: 12739 – 7ª Região.

Trabalha na Instituição, segunda feira, terça feira, quinta feira e sexta feira de 8 horas às 17 horas.

Os dias do meu estágio são terças e sextas, de 8 horas às 14 horas.

3 – CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIO-TERRITORIAL

  1. Elementos Geográficos.

De acordo com os dados colhidos no site da Prefeitura municipal de Seropédica[2] e o IBGE de 2010[3], os elementos geográficos, localiza-se na região oeste da Baixada Fluminense a uma elevação de 26 metros do nível do mar, está a uma distância de 75 quilômetros da capital do estado. Limita-se a oeste com os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japerí, ao sul com o município do Rio de Janeiro, ao norte faz divisa com Paracambí e a leste com município de Itaguaí. De acordo com a contagem da população de 2010, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui 78 183 habitantes. O território municipal estende-se por 283,794 km².

Localiza-se a 22° 44′ 38″ de latitude sul, 43° 42′ 28″ de longitude oeste, na região oeste da Baixada Fluminense a uma elevação de 26 metros do nível do mar. Está a uma distância de 75 quilometros da capital do estado. Limita-se a oeste com os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri, ao sul com o município do Rio de Janeiro, ao norte faz divisa com Paracambi e a leste com o município de Itaguaí. De acordo com a contagem da população de 2010, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui 78 183 habitantes. O território municipal estende-se por 283,794 km².

A temperatura média anual da região é de 22,7° Celsius e a precipitação anual, de 1 291,7 mm. O clima é tropical subúmido com pouco ou nenhum déficit hídrico e mesotérmico com calor bem distribuído o ano todo. Os principais rios de Seropédica são o rio Guandu e o rio das Lajes.

De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Seropédica era o 21º município mais populoso do Estado do Rio de Janeiro, com 78 186 habitantes, dos quais 38 433 eram homens e 39 753 eram mulheres. Ainda de acordo o mesmo censo, 64,285 habitantes (82%) viviam na zona urbana, e 13,901 (18%) na zona rural.

A taxa de urbanização correspondia a 82% da população. Em comparação com a década anterior, a população do município aumentou 19,8%, o 21º maior crescimento no estado. O município tem um contingente de 49.560 eleitores, correspondente a 63% do total da população. Atualmente Seropédica tem um considerado aumento populacional que esta estimada em cerca de 81.260 habitantes.

            Seropédica configura-se como o terceiro município de maior crescimento anual e, no entanto, sua densidade demográfica é de 242,4 hab./km².

  1. Elementos Históricos.

A história do Município de Seropédica está disponível para consulta em http://seropédicarj.com.br/blog/o-municipio/historia/ - visitado em 06/04/2014 ás 16 hora[4].

Surgiu no meado do século XVII o atual território do município de Seropédica, quando os jesuítas lançaram as bases da futura povoação para catequizar os índios da região em terras compreendidas entre os rios Tinguaçu e Itaguaí. Posteriormente, missionários da Companhia de Jesus vieram morar na fazenda Santa Cruz, que por sua localização facilitava o acesso à aldeia, onde erigiram um templo dedicado a São Francisco Xavier, inaugurado em 1729. No ano de 1759, os jesuítas foram expulsos, o que causou grande decadência a toda a região.

                 A região de Seropédica era conhecida por produzir a melhor seda do mundo, o nome da cidade veio da antiga fazenda Seropédica localizada no bairro Bananal, pertencente ao município de Itaguaí, lá era produzida diariamente em larga escala e em uma produção respeitável, cerca de 50 mil casulos de bicho da seda

A região desfrutou, até a década de 1880, de fortes atividades rurais e comerciais, exportando em grande escala cereais, café, farinha, açúcar e aguardente. Com a abolição da escravatura, houve considerável êxodo dos antigos escravos, ocasionando forte crise econômica. Esse fato, aliado à falta de transporte e à insalubridade da região, fez com que desaparecessem as grandes plantações. O abandono das terras provocou a obstrução dos rios que cortam quase toda a baixada do território municipal, alagando-a e originando o agravamento da malária, que reduziu a população local e paralisou por várias décadas o desenvolvimento econômico da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (308 Kb)   docx (117.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com