TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO À PERMANÊNCIA NA ESCOLA

Leônidas Contarini

São vários os problemas relacionados à educação inclusiva, um deles é o despreparo dos professores para trabalhar com alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, mental ou de qualquer outra natureza. O ensino para pessoas com deficiências é feito na escola regular. Existe uma lei que regulamenta todo esse ensino, garantindo o direito desses alunos à educação.

A LBD trata de leis e diretrizes onde preservam o acesso e o direito à escolarização dos alunos com deficiência, porém nela consta diversas outras leis que pautam sobre os mais variados assuntos relativos à educação, contudo o que nos interessa aqui é a igualdade sobre o acesso e permanência na escola sem distinção de raça, cor e de qualquer outro tipo.

As redes públicas de educação devem incluir de acordo com a legislação alunos com necessidades especiais, independente do grau, com o intuito de possibilitar o desenvolvimento social e intelectual. Antigamente esse jovem era excluído da sociedade, não tinha acesso à escola, sem nenhum tipo de socialização na maioria dos casos. Porém essa realidade vem sendo mudada, leis foram criadas para que essas pessoas fossem incluídas de forma integral na sociedade.

Entretanto, é necessária uma formação especializada para trabalhar com alunos que necessitam de um atendimento especial. As propostas pedagógicas devem ser melhoradas para que auxilie no desenvolvimento de novas concepções para adequar à essa nova realidade. As dificuldades em transmitir conhecimento a esses alunos são evidentes, e os recursos didáticos são escassos, o que dificulta ainda o trabalho com os mesmos.

Portanto, faz-se necessária cada vez mais um estudo mais aprofundado sobre essa questão, com capacitações, formações continuadas, pesquisas voltadas para a educação inclusiva, para que seja possível desenvolver uma prática pedagógica mais significativa e que os alunos portadores de deficiência possam construir uma formação mais satisfatória e uma aprendizagem mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com