TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  2.981 Visualizações

Página 1 de 4

POLO EAD – ÁGUAS BELAS

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - PROFUNCIONÁRIO

NOÇÕES DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO

ALUNA: MARIA GABRIELLA JERONIMO DOS SANTOS

PROF.: CLAÚDIO ROBERTO MARINHO CAMPOS FILHO

ÁGUAS BELAS, 04 DE OUTUBRO DE 2017.

PRINCIPIOS DA LDB

  1. IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊCIA NA ESCOLA.

CONCEITO: É a garantia de educação pautada na igualdade de condições que ultrapassa as necessidades individuais de cada pessoa, garantindo as mesmas acesso igualitário através dos conteúdos pedagógicos, das estruturas físicas da escola, do ambiente de aprendizagem e das metodologias de ensino, permitindo consequentemente a permanência na escola e na rede educacional por meio de aspectos que viabilizam o processo de ensino e aprendizagem.

        Esse conceito está fundamentado na perspectiva de igualdade apresentada por CURY (2002, pág. 11) onde afirma que a mesma “é o norte pelo qual as pessoas lutam para ir reduzindo as desigualdades e eliminando as diferenças discriminatórias”.

        Diante dessa redução de desigualdades é possível enfatizar não apenas e unicamente a desigualdade social, mas é também necessário visualizar a desigualdade de acesso para pessoas que trabalham no contra turno e podem ter seu direito de estudo assegurado também por esse princípio.

        Além disso, é por meio da igualdade de condições para o acesso que tem-se, de certa forma, a garantia de permanência na escola, a medida que cada estudante se sente parte integrante da mesma.

        Abaixo, é possível observar uma ilustração que corresponde ao conceito, acima apresentado, destacando a necessidade crucial de igualdade de acesso a todos os estudantes, sejam eles deficientes ou não.

[pic 1]

[pic 2]

2 – RESPEITO À LIBERDADE E APREÇO À TOLERÂNCIA

CONCEITO: Se refere a uma atitude condicionada a prática cotidiana de cada pessoa. O respeito à liberdade e apreço à tolerância está atrelado ao reconhecimento da importância do outo para as diversas ocasiões vivenciadas na realidade, tendo como atitude a aceitação pelas diversidades culturais, étnicas, religiosas, financeiras e físicas, possuindo cada um a liberdade de expressão de seus desejos e vontades, com a garantia de não ter negligenciado esses direitos, assim como a necessidade do cumprimento do respeito para com o outro.

        

        Com relação a esse conceito é possível enfatizar a necessidade urgente para interação cotidiana no campo educacional, visto que surge cada vez mais a intolerância pelo outro. Esse conceito é baseado na ideia de MATOS (2013, pág. 03) onde afirma: “Todos são livres para exercer seus direitos desde que respeitem o do próximo”.

        A partir dessa ideia entende-se que cada pessoa deve ter liberdade para agir conforme sua conduta tendo oportunidade de praticar sua cultura e seus valores, mas é também fundamental a tolerância como prática de consideração pela prática vivenciada pelo outro.

        A prática desse aspecto pode ser observado na ilustração abaixo, onde .....

3 – GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO

CONCEITO: É um modelo de gestão que tem como aspecto principal a democracia utilizada no ambiente escolar como forma de englobar no cotidiano a participação da comunidade escolar que é formada pelos pais, professores, estudantes e funcionários nas diversas situações cotidianas da mesma, promovendo com isso a descentralização nas ações e decisões, a participação de todos, a transparência relativa as decisões tomadas e principalmente o envolvimento das famílias no espaço educativo.

Esse conceito encontra respaldo em OLIVEIRA, João Ferreira de; MORAES, Karine Nunes de; DOURADO, Luiz Fernandes (2013, pág. 04),

A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.

Assim como podemos perceber na ilustração abaixo onde um momento de diálogo é percebido diante do quantitativo de pessoas, sendo nesse caso referenciado a participação em reuniões, como exemplo de participação efetiva da comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com