TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO PROFISSIONAL NO RUÍDO / VIBRAÇÃO

Trabalho acadêmico: IMPACTO PROFISSIONAL NO RUÍDO / VIBRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A respiração está associada à vibração dos pulmões, os batimentos cardíacos são movimentos vibratórios do coração, a fala deve-se à vibração das cordas vocais, ouve-se porque o tímpano vibra e os movimentos humanos envolvem oscilações de braços e pernas. As vibrações estão presentes nas várias situações do quotidiano do ser humano.

Dos riscos presentes nos ambientes de trabalho, o ruído é, sem dúvida, uma das maiores preocupações no que diz respeito a saúde ocupacional, tendo em vista os inúmeros males por ele causado, que vão desde a perturbação do estado emocional, estresse, desconcentração na atividade, dores de cabeça e outros sintomas causados pela exposição ao ruído no ambiente, podendo acometer o trabalhador dano ao sistema auditivo, perda auditiva. Conhecida para fins de Medicina do Trabalho como sendo a PAIR. Perda Auditiva Induzida pelo Ruído.

O som, presente em nossa vida desde a nossa concepção, nos permite, dentre outras coisas, a tão fundamental comunicação, apreciar músicas, sons da natureza, mas, em se tratando de ruído, percepção indesejável, incomoda, pode, também, nos acarretar males de proporções irreparáveis, dependendo da forma como este é percebido por cada indivíduo.

O nível de ruído, fruto de vibrações, pode ser expresso através de um único valor equivalente, em dB, conhecido como Leq (nível equivalente). Quando se utiliza algum filtro de ponderação, o nível passa a ser ponderado na escala (A), (B), (C) ou (D) onde cada uma é utilizada para um determinado nível e tipo de ruído. Dentre as ponderações mencionadas, a mais utilizada hoje em dia é a curva de ponderação (A), ficando os níveis sonoros expressos em dB(A). Além disso, os medidores podem apresentar os valores medidos na forma de gráficos representativos dos níveis de pressão sonora, em função do tempo e/ou da frequência.

O ouvido humano escuta somente um único valor global, que é a soma logarítmica de todos os níveis de energia de cada banda de frequência, para toda a faixa audível, expresso através do LAeq (nível equivalente com ponderação A). Para cada tipo de ambiente, existe uma

técnica ou procedimento de medição que é normalizado. Dependendo das características do ruído, existe uma parametrização a ser realizada no instrumento, atendendo às normas regulamentadoras responsáveis pelo conforto acústico da sociedade. Para tanto, estes instrumentos possuem um custo elevado e o acesso a eles se torna difícil.

Não distante ao tão presente ruído, tem-se a exposição ocupacional à vibração e está é bastante frequente e seus efeitos na saúde humana são consideráveis, sendo necessários, portanto, avaliação e controle. Neste relatório, serão apresentados, também, os elementos principais relacionados às vibrações ocupacionais, no que diz respeito a sua análise, sensores de vibração, acelerômetro e tipos de acelerômetro, bem como descrevendo um exemplo prático feito em sala de aula, objetivando aplicar a análise de vibrações, sensores de vibração, acelerômetro, vendo os tipos de acelerômetro.

2 EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO/VIBRAÇÕES

2.1 Audibilidade (resposta subjetiva aos sons)

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com