TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DO MARKETING

Trabalho Universitário: IMPORTANCIA DO MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 20

Conceitos e tarefas de administração e marketing

A importância do marketing

O marketing esta em toda parte , em roupas que vestimos , sites q visitamos, anúncios que vimos ou em outdoor enquanto estamos no transito.

O sucesso de uma empresa esta ligada diretamente ao marketing , no entanto , “fazer” marketing não é nada simples ,é necessário um pleno conhecimento no assunto para gerenciar o marketing de uma empresa , e tomar decisões nem sempre é fácil , um gerente de marketing precisa por exemplo escolher quais características incluir em um novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores ,onde vender seus produtos e quanto gastar em propaganda e vendas.Empresas que não conseguem monitorar seus clientes e concorrentes certamente estão sujeitos a maiores riscos .

O escopo do marketing

Para se preparar para trabalhar com marketing , é preciso entender o que é marketing , como ele funciona , a que se aplica e por que é feito.

O que é marketing?

O marketing é um processo de planejar e executar a concepção , a determinação do preço (princing), a promoção e a distribuição de idéias , bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais, segundo a american maketing association .

Sempre haverá necessidade de vender, mas o objetivo do marketing não é meramente esse e sim conhecer e entender o cliente de forma que seja possível que o produto ou serviço seja adequado ao que o cliente deseja , necessita assim o produto se vende sozinho.

Troca e transações

Uma pessoa pode obter um produto de quatro maneiras

1- ela pode produzir o produto.

2- caçando , pescando ou colhendo frutos.

3- pode mendigar .

4- ou usar da força , assaltando ou roubando.

A troca , que é o conceito central do marketing , envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca. Para que o potencial de troca possa existir , cinco condições são essenciais.

1-que existam pelo menos 2 partes.

2-que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as duas partes.

3-que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega.

4-que todas as partes sejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca.

5-que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.

Quando se chega a esse acordo de troca ,ocorre uma transação: uma transação é uma troca entre duas ou mais partes , já uma transferência alguém da algo para outra pessoa mas não recebe nada em troca. Os profissionais de marketing tem ampliado o conceito de marketing para incluir , alem do estudo de comportamento de transação , o comportamento de transação , o estudo do comportamento de transferência.

Em um sentido mais amplo , os profissionais de marketing tem como objetivo provocar uma resposta comportamental da outra parte.

Para realizar trocas bem-sucedidas , os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera da transação , para que haja assim uma satisfação das duas partes emvolvidas na transação

A que se aplica o marketing

Bens- Bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção de marketing da maioria dos paises.

Serviços- a medida em que as economias evoluem , uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços.

Eventos- Em determinados períodos , empresas promovem eventos como grandes feiras setoriais , espetáculos artísticos e comemorações de aniversários.

Experiências- Orquestrando diversos serviços e mercadorias , é possível criar , apresentar e comercializar experiências.

Pessoas- O marketing de celebridade tornou-se um negocio importante . O consumidor Tom Peters , ele próprio um mestre do marketing pessoal , aconselha as pessoas se tornarem uma marca.

Lugares- cidades , estados , regiões e paises inteiros – competem ativamente para atrair turista , fabricas , sedes de empresas e novos moradores .

Propriedades- São direitos intangíveis de posse, tanto de imóveis como de bens financeiros (ações e títulos)

Organizações- As organizações trabalham sistematicamente para construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu publico alvo.

Informações- informações podem ser produzidas e comercializadas como um produto.

Idéias- Toda oferta de marketing traz em sua essência uma idéia básica.

Quem faz o marketing?

Um profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção , compra , voto , doação) de outra parte denominada cliente potencial. Se duas partes buscando vender algo uma para outra , ambas são denominadas profissionais de marketing.

A oportunidade e a composição da demanda para entender os objetivos da organização. São possíveis oito estados de demanda.

1- Demanda negativa:os consumidores não gostam do produto e podem ate mesmo pagar para evitá-lo.

2-Demanda inexistente:os consumidores não conhecem o produto ou não estão interessados nele.

3-Demanda latente:os consumidores compartilham uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado.

4-Demanda em declínio:os consumidores começam a comprar o produto com menos freqüência ou deixam de comprá-lo.

5-Demanda irregular:as compras dos consumidores podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês , a semana, o dia ou o horário.

6-Demanda plena:os consumidores compram adequadamente todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com