TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS x PRODUÇÃO NACIONAL: Um estudo sobre a tributação e processos envolvidos.

Por:   •  2/12/2019  •  Monografia  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA

IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS x PRODUÇÃO NACIONAL: um estudo sobre a tributação e processos envolvidos.

Projeto de Iniciação Científica apresentado à Comissão de Graduação como requisito parcial de para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis.

1º/2º Período de 2017

Professor orientador pleiteado:

Prof. Leonardo Sitibaldi

Praia Grande

2017

TÍTULO: Importação de medicamentos x produção nacional: um estudo sobre a tributação e processos envolvidos.

PROFESSOR ORIENTADOR PLEITEADO: Prof. Leonardo Sitibaldi

PROPONENTES: Karine Hellwig Teixeira e Maria de Lourdes Maia dos Santos

SUMÁRIO

1.        Título da Pesquisa        2

2.        Definição do objeto de Estudo (Tema)        2

3.        Problemática        2

4.        Relevância do tema        2

5.        Introdução        3

6.        Objetivo Geral        3

7.        Objetivo Específico        3

8.        Hipótese        3

9.        Levantamento das questões básicas de pesquisa        3

10.        Justificativa        4

11.        Amostra e universo pesquisados        4

12.        Procedimentos Metodológicos        4

13.        Cronograma        4

14.        Bibliografia        5


PROJETO DE PESQUISA

  1. Título da Pesquisa

Importação de medicamentos x produção nacional: um estudo sobre a tributação e processos envolvidos.

  1. Definição do objeto de Estudo (Tema)

Análise dos processos envolvidos na importação de medicamentos e na produção nacional, tendo em vista o governo como consumidor.

 

  1. Problemática

Diante da elevada carga tributária e burocracia no que tange a liberação e vigilância do comércio de produtos para a saúde, há a necessidade de se comparar a melhor alternativa referente aos gastos com medicamentos feitos pelo governo.

Então, qual é o impacto, em geral, da importação de medicamentos para o cenário econômico brasileiro? E quanto a eventual existência de incentivos para a produção nacional?

  1. Relevância do tema

O cenário econômico brasileiro atual e de tempos atrás tem feito com que empresas privadas e o próprio governo encontrem alternativas para realizar as atividades de modo que sejam rentáveis e tenha custo-benefício. E também, o aumento do consumo de produtos para a saúde tem crescido perante o interesse da população em cuidar do bem estar e até das questões estéticas.

Diante disso, o tema em questão se torna relevante para mostrar qual caminho seria melhor para o país, com uma adequada gestão do orçamento público, de modo a dispender a menor quantidade de recursos financeiros e proporcionar e equilíbrio tanto para a área econômico-financeira nacional, quanto para o sistema público de saúde em geral.

  1. Introdução

Mesmo diante de todo investimento já realizado pelo governo para o setor da saúde pública no Brasil, vale ressaltar que ainda há o que ser feito, e que esses investimentos devem ser focados principalmente em favor do equilíbrio financeiro e econômico do país, ainda que diversas estruturas não se encontrem estáveis.

A palavra “gasto” não é bem vista levando em consideração a crise que atualmente o Brasil está inserido, por isso é importante saber onde e como devem ser utilizados os recursos públicos.

A sistematização do “orçamento federal destinado à saúde torna a situação dos tributos ainda mais dantesca no setor farmacêutico, quando comparado a outros setores” (PERILLO; AMORIM, 2012, p. 17), ainda mais que para atender o previsto no Art. 196 da Constituição Federal, o qual cita que “a saúde é direito de todos e dever do Estado” (BRASIL, 1988. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2017), o próprio governo é o adquirente dos medicamentos e paga os referidos impostos sobre os produtos. No entanto, é interessante notar que nesse caso “os recursos migram do Ministério da Saúde ou Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para o Ministério da Fazenda” (SILVA, R. 2012, p.20).

Usar a importação de medicamentos como forma de suprir o sistema, pode significar um gasto maior ou menor, assim como também a possibilidade de oferecer incentivos fiscais e financeiros para laboratórios nacionais, pode mudar completamente o cenário.

Os recursos utilizados pelo governo provêm da arrecadação da receita pública, ou seja, todo o montante financeiro que entra definitivamente nos cofres públicos. E como já é sabido, para que o governo tenha arrecadação de receita, é incumbido aos contribuintes/população o pagamento de impostos, taxas e demais obrigações, fazendo com que a máquina financeira do Estado se mantenha ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com