TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL EM CURTO

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL EM CURTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.852 Palavras (16 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados obtidos pela entidade. O contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situação que exijam uma analise contábil mais apurada e complexa. Diante das mudanças tecnológicas que se estão conquistando o mundo com soluções praticas e inteligentes, melhorar o padrão de qualidade de seus serviços tornou-se uma imposição para os contadores.

Na verdade, todas as empresas deveriam ter um contador e todo empresário deveria ter conhecimentos básicos e até sólidos sobre a contabilidade ou sobre a sua importância. Esse conhecimento básico evitaria o fechamento de empresas em circunstâncias bastante adversas para seus proprietários. Antes de acontecerem os problemas que levam a insolvência, com a contabilidade bem organizada o contador já teria condições de prevê-los, o que a maioria dos pequenos e médios empresários não sabem fazer, nem procuram alguém que faça por eles.

.

2 DESENVOLVIMENTO

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

A contabilidade é muito importante, pois é o ponto de partida para o sucesso de uma empresa industrial, assim temos que lembrar que um plano de contas bem elaborado previne problemas estruturais posteriores na contabilização. Não é só o grande empresário que necessita da contabilidade para ter os controles financeiros, tributários e de gerenciamento de suas operações; a contabilidade também é indispensável para que todas as categorias de empresários possam saber com precisão a sua lucratividade por seguimento operacional e até por produto fabricado ou revendido, alem de ter a rentabilidade do capital investido e a produtividade da Mão-de-obra e dos equipamentos utilizados. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões.

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas á gestão de custos. Podem ser classificados quanto ao processo produtivo e ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fabrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.

Quanto ao processo produtivo, quando a fábrica produz de modo continuo, em serie ou em massa, a preocupação da Contabilidade de custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período.

O sistema de custos de itens individual ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo por operação ou por departamentos (centro de custos) e alocados aos produtos em bases sistemáticas.

O sistema de ordem de produção é mais adequado quando a firma tem um processo produtivo não repetitivo e no qual cada produto ou grupo de produtos é mais ou menos diferente entre si.

Para a finalidade de controle das operações e dos próprios custos, procuram-se identificar os custos por departamentos, por setor, por centro, por unidade, etc. De acordo com esse pensamento, sempre haverá um responsável pela administração do objeto de custeio. Os custos serão identificados, direta ou indiretamente, aos departamentos ou aos centros de responsabilidade.

Assim, o sistema contábil deve ser preparado de acordo com a estrutura e objetivos organizacionais, representando a Contabilidade pela Responsabilidade uma das formas (modelos) de estruturação contábil baseada no critério de delegação da autoridade, seja ela por centro, departamento, atividade ou outras formas.

DIFERENÇA ENTRE CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL

CUSTEIO VARIÁVEL são aqueles que variam proporcionalmente ao volume produzido e aumentam na medida em que aumenta a produção, portanto se não houver produção seu valor será zero. Como por exemplo, é o caso da matéria-prima, que irá variar conforme a quantidade de produtos que forem produzidos.

No sistema de custos variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresenta vantagens sobre os demais. Podemos destacar as seguintes: - apresenta o Resultado Operacional em função das vendas; - não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado; - torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.

CUSTEIO POR ABSORÇÃO tem um aspecto importante. Ele está de acordo com os Princípios de Contabilidade, e principalmente o Principio de Custo Histórico Base de Valor, pois o custeio absorção agrega para valorização do estoque dos produtos os custos necessários para colocá-lo em condições de gerar receita.

Se a empresa adotar o custeio por absorção o sistema de acumulação de custos coletara todos os gastos relacionados a indústria, diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, para determinação dos custos dos produtos, necessitado de critérios de rateio para alocação dos custos indiretos. No custeio por absorção, chamado também de custeio de produção, tanto os variáveis quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com