TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  13/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.113 Palavras (21 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

CURSO PÓS- GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

JOSÉ AUGUSTO SANTANA JÚNIOR

        

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

 

Salvador

2014

JOSÉ AUGUSTO SANTANA JÚNIOR

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Trabalho de avaliação final apresentado ao Curso de Gestão de Pessoas da disciplina Negociação e Gestão de Conflitos do Centro Universitário Jorge Amado como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Pós- Graduação.

Orientador: Jeferson Freire

     

                                                                       

Salvador

2014

SUMÁRIO[pic 2]

1     INTRODUÇÃO        4

2     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.1        CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES        6

2.2        NEGOCIAÇÃO        7

2.3        LIDERANÇA        8

2.4        PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DE CONFLITO        9

2.5        TIPOS DE CONFLITOS        10

2.6        FATORES CAUSADORES DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES        12

2.7        ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS        13

3    ESTUDO DE CASO        16

4    CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

 


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo visa aprimorar o conhecimento aprendido na disciplina do curso de Gestão de Pessoas, aplicando o conhecimento a prática através de um relato de estudo de caso baseado na teoria de diversos autores.

Pessoas com diferentes atitudes e opiniões estão inseridas em ambientes organizacionais que, por sua vez, tem constituídos valores e missão própria. A falta de entendimento e clareza entre indivíduos e esses valores da organização podem causar conflitos. Segundo alguns autores, Likert e Likert (1980), Robbins (2000), Martinelli e Almeida (1998), o conflito pode ocorrer devido à divergência de opiniões e atitudes. Portanto, a sua gestão requer um bom planejamento, uma boa organização, a execução do plano e o controle de tudo que foi implementado, acompanhado por uma liderança ajustada aos objetivos da organização. Baseado nisso percebe que as empresas têm passado por difíceis situações por falta de planejamento e liderança ao que se diz respeito a conflitos nas organizações. Onde, alguns autores vêm escrevendo livros que tratam deste assunto de: “Como Administrar Conflito?”. E através dessa pesquisa será reforçada a ideia desses autores, mostrando quão importante isso significa para a organização, pois afeta não só os envolvidos diretamente se não for administrando corretamente podendo transmitir para os demais colaboradores e prejudicando o clima organizacional. Para isso é preciso conhecer melhor a figura principal nessa administração que é a do Líder, que vêm intermediar esses conflitos, onde busca conhecer os envolvidos nestes conflitos, não esquecendo de que o conflito não acontece só com o nível operacional mais sim em todos os níveis e é o papel do líder impedir que isso venha prejudicar a empresa.

Também deve atentar- se para a competitividade, na qual é um fator que tem preocupado as empresas, através da competição interna e a competição entre colaboradores. Percebe- se que independente do porte da empresa, micro, média ou grande empresa, nacionais ou multinacionais, empresas familiares, enfim, todas as organizações estão sendo acometidas pelo mal dos conflitos internos. Vaidades pessoais, inveja, problemas de relacionamentos de funcionários e gestores, cada vez mais ocorrem no dia- a- dia das empresas, são cada vez mais frequentes, principalmente em função das consequências da competitividade que elevam o stress dos empregados ao limite. Em geral o comprometimento das organizações para com os seus colaboradores é fundamental, a alta cúpula da empresa devendo vender suas ideias e ter uma percepção aguçada em relação ao ambiente, pessoas e necessidades, assim como fornecer subsídios e ferramentas necessárias para o aumento da produtividade. O mais importante de tudo, porém, é propiciar aos funcionários um ambiente agradável, reduzindo ao máximo os conflitos internos. É indispensável, ficar atento no que esta ocorrendo dentro da própria empresa, às vezes a ameaça pode ser interna e não externa, como a maioria acredita.

Mas para melhor exibir esta pesquisa, é preciso fundamentar os tipos de conflitos que interferem no andamento de uma organização, pontuando suas características mais importantes na contribuição para gerenciar um conflito.

[pic 3]

Figura 1- Gestão de conflitos ou gestão de (grandes) egos?

Fonte: Ideias e Letras (2011)

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

   2.1  CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

O conflito no passado era tratado como uma luta em que cada um buscava seu resultado desejável, “[...] o qual quando alcançado, impede aos outros de conseguirem o resultado favorável a eles, produzindo, com isto, hostilidade.” (LIKERT; LIKERT, 1980, p. 8).

Em contrapartida, Robbins (2000, p. 268) diz que o conflito pode ocorrer quando os participantes de um grupo nem sempre estão totalmente de acordo. Logo, conflito é “como a percepção de diferenças incompatíveis, que resulta em interferência ou oposição” e para Martinelli e Almeida (1998, p.46) conflito pode acontecer entre duas pessoas ou grupos, um grupo e uma pessoa ou uma organização e um grupo e o conflito é desencadeado através de uma frustração e pode ser destrutivo ou construtivo e isso vai depender da forma que o mesmo for administrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (456.5 Kb)   docx (329.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com