TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................2

2 . A IMPORTANCIA DA FUNCOÊS ADMINISTRATIVAS.....................................4

3.A SUSTENTABILIDADE IMPRESARIAL............................................................5

4 . A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA GESTAÕ IMPRESARIAL......8

5.REFERENCIAS..................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Entre uma decisão é uma ação deve haver planejamento, o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa ira se preparar estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

E definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa ira se estruturar para atingir seus objetivos.

A direção está diretamente relacionada com o planejamento, pois ele ira assegurar que o objetivo planejamento seja atingido.

O processo administrativo e bastante direto. Você planeja para estabelecer seus objetivos e obtém e organiza os recursos necessários para transformar os planos em realidade. Você emprega funcionários que possuem talentos, conhecimentos e habilidades para desempenhar, com sucesso, as tarefas necessárias, que geralmente são complexos. Em seguida, você monitora e as atividades para ter certeza de que está acertando onde os objetivos não estão sendo cumprido, você promove as mudanças necessárias. São esse os fundamentos da administração que servem como as bases para operar uma organização eficiente e eficaz.

2. A IMPORTANCIA DAS FUNCOS ADMINISTRATIVAS

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância.

Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites.

Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise organizacional de uma empresa do ramo de varejo de eletrodomésticos, móveis e materiais de construção, na cidade de Venâncio Aires, entre março e junho de 2012.240 Primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico das principais áreas da administração (Finanças, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Marketing e Serviços) e, após, foi feita uma entrevista com os gestores da empresa com a finalidade de identificar seus pontos fortes e fracos. Também foi realizado um estudo do ambiente externo relativo à área de negócios, identificando ameaças e oportunidades.

Através desta pesquisa percebeu-se a importância que a empresa necessita dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se refere a clientes, fornecedores e240stakeholders. Observa-se que a empresa está bem estruturada, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atenta às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é 240fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

3. A SUSTENTABILIDADE IMPRESARIAL

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.

- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com