TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMS (Sistema Integrado de Gestão)

Seminário: IMS (Sistema Integrado de Gestão). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o mal feito ou fraudulento, também é constituída de variáveis atributos que podem ser medidos e controlados nos processos. A qualidade de um produto depende de ate que ponto ele se ajusta aos padrões das preferências dos consumidores.

O aspecto objetivo mensurável da qualidade é o processo. É através dele que se pode implantar uma politica do SGI (Sistema de Gestão Integrado) que é composto por mais três sistema: SGQ, SSO e o SGA.

O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é uma ferramenta que traz controle e padronização dos processos, também permite a medição da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca pela melhoria continua dos processos.

A SSO (Saúde e Segurança Ocupacional) pode ser definida como um conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que visam eliminar, neutralizar ou reduzir a lesão e os danos decorrentes das atividades. O SSO fornece uma estrutura para o gerenciamento das responsabilidades de segurança e saúde ocupacional. Isso gera uma vantagem competitiva no ambiente de trabalho, evita doenças ocupacionais e fatalidades.

O SSA (Sistema de Gestão Ambiental) esta focado na preservação do meio ambiente e na contribuição para que haja um desenvolvimento sustentável com o meio ambiente.

O SGI (Sistema de Gestão Integrada) é um sistema que uni em um só sistema de gestão: conceitos de qualidade, preservação ambiental, higiene, saúde e segurança. O (SGI) é o sistema mais abrangente e complexo.

Infelizmente ainda existem pessoas que confunde norma, sistema e certificado.

Norma: é um conjunto de páginas que estão bem claras as exigências (requisitos) que precisam ser compridas tanto para a implantação, quanto para a manutenção do sistema de gestão.

Sistema: é um conjunto de documentos e atividades que estão alicerçadas nas normas de referência para que se possa implantar um Sistema de Gestão devemos nos basear em uma norma que nada mais é que um pré-requisito da implantação de sistema. E o sistema por sua vez é um requisito para obtenção do certificado.

E para que se obtenha o certificado da ISO 9.001, ISSO 14.001 ou ISO 18.001 é necessário que o sistema correspondente esteja devidamente implantado, isso não significa que todas as organizações possuam certificado.

As normas são compradas por intermédio da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas o certificado não pode ser comprado, o certificado precisa ser conquistado pelo intermédio de um organismo certificador.

Mas o que é um organismo certificador? O organismo certificador é um órgão que tem autonomia necessária para certificar as corporações que contratem seus serviços. Existe muitos organismos certificadores como: FCAV (Fundação Carlos Alberto Vanzolini, BSI Américas, Inc. (Brasil) e DQS do Brasil LTDA. Todos os organismos certificadores possuem total autonomia para certificar qualquer organização que contrate os seus serviços independentemente de nacionalidade. Para o mercado pouco importa o nome que aparece na parte superior do certificado, todos os organismos certificadores tem o mesmo valor.

Para que uma empresa obtenha um certificado ela precisa cumprir exatamente o mesmo requisito independente do organismo certificador responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com