TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUIR NÃO É APENAS INSERIR

Trabalho Escolar: INCLUIR NÃO É APENAS INSERIR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo será o de demonstrar a construção da realidade social, e como o indivíduo esta inserido neste contexto.

Com base no filme, “Um Filme Falado”, de Manoel de Oliveira, será evidenciado aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos, direcionado a formação do profissional da educação.

Será abordado as relações, que envolvem o mito, e como o mesmo se encontra no cotidiano. Também abordará a importância da figura da linguagem, seus sistemas de signos e significados, para o desenvolvimento em sociedade.

Ainda levando em conta o filme, será demonstrada diversas passagens históricas presentes na construção da educação na sociedade e do homem como ser nela inserido.

2 DESENVOLVIMENTO.

A Sociologia é uma ciência que evolve a descoberta e a forma de analisar e compreender os fenômenos sociais. Esses fatos sociais estão sempre a nossa volta, são eles que abordam as questões de educação, econômica, política e cultural, buscando assim facilitar as relações que existem entre os homens e a sociedade.

Em diversos contextos, pode-se observar que a sociedade constitui para um determinado indivíduo as relações e os fatos sociais onde esse se encontra os caminhos que ele deve seguir para a formação moral, sendo essencial o cumprimento das leis estabelecidas socialmente. Pois do contrario o mesmo pode vir a sofrer com um castigo, um isolamento ou mesmo não ser bem visto pela sociedade que o cerca, assim observa-se as adequações diante das questões da família, da política, da ideologia, e da escola.

Durkheim em seus estudos tinha uma precisão de um processo educativo direcionado ao meio onde o individuo está, ele levava em conta a questão social, política e cultural do sujeito. Ele não defendia um único sistema educativo, mas uma educação administrada através do papel do individuo na sociedade, para assim realizar a formação moral do mesmo.

Na visão de Durkheim, a educação tem uma força grandiosa e que possui uma ampla conexão social, e isso deveria ser administrado pelo Estado, caberia a ele oferecer e supervisionar a educação, conforme afirma (FERREIRA, 2009) “... cabe ao Estado ofertá-la e supervisioná-la, instituindo princípios básicos para a concretização da moral da sociedade...” Também deveria estabelecer os princípios básicos para a efetivação da moral da sociedade, que através da escola, seriam passados as crianças e aos jovens.

Assim pode-se concluir que é na escola, que o indivíduo aprende a se estabelecer dentro da sociedade, sendo que é no ambiente escolar que o indivíduo passa uma boa parte de sua vida socializando-se com os demais.

O homem constrói o mundo e a historia, onde ele próprio está em constante processo de formação de seu eu como ser humano, gerando assim formas para a organização social. Os avanços das ciências físicas e das grandes indústrias comprovam o fato de que das idéias dos homens precedem todo desenvolvimento natural da sociedade; as descobertas indústriais, junto a Revolução Industrial, por exemplo, é um resultado de idéias científicas que começou com Descartes, ou seja, pelo homem; o movimento econômico se explica pelo movimento dessas mesmas idéias humanistas.

A sociedade nada mais é do que uma construção do homem, realizada através das objetivações humanas, enfim, das ações humanas realizadas sobre a natureza no sentido de transformá-la para suprir suas necessidades materiais e espirituais. Não existe realidade social que não tenha sido tocada pelo homem, e por sua vez, a sociedade atua sobre o homem, construindo-o, modificado-o e transformando-o; dessa forma compreende-se que o homem constrói e é construído no curso de relações sociais estabelecidas historicamente.

Outro fato de grande relevância para a construção do indivíduo e da sociedade, é a presença do mito, que sempre esta presente em nosso cotidiano, surge a partir da necessidade da explicação sobre a origem e a forma das coisas e suas funções, bem os poderes do Divino sobre a natureza e o homem. Fugir de respostas verdadeiras, como por exemplo, explicar para uma criança como nascem os bebes, é mais fácil dizer que é a cegonha que o traz do céu. Quando não se quer falar a verdade claramente, apela-se para o mito e o mesmo só existe quando cai no senso comum, passando credibilidade para quem ouve. Nos dias de hoje, o mito é explicado por algo que aconteceu no passado, os seus efeitos permanecem até os dias atuais, ou seja, o tempo não os apagou. Existem diversos exemplos de mitos seguidos até hoje, como “quem comer manga não pode beber leite”, e o que seria do natal sem os sapatinhos na janela para o papai Noel trocar pelo presente, de fato este é um mito utilizado pela mídia e o comércio, para a obtenção de lucros, idealizando nas crianças a imagem do bom velinho, pois os comerciantes mesmo sabendo que as crianças não acreditam neste mito, acabam se encantando pelo fantástico mundo dos brinquedos.

Viver sem o mito nos dias de hoje é quase que impossível, pois ele esta presente nos lares, por meio dos filmes, novelas, desenhos animados e ate mesmo nas musicas.

Na atualidade o mito continua a ser uma expressão viva, com suas funções sociais, e os avanços da ciência não conseguiram apagá-lo.

É imprescindível salientar que, no que diz respeito ao sistema de signos e significados, é indiscutível a evolução do ser humano para o nível de ser socialmente comunicativo, podendo isso lhe proporcionar inúmeras vantagens econômicas, intermediando varias relações afetivas e principalmente educacionais.

Em se tratando de economia, já podemos observar um enorme avanço nas negociações, ao se implantar o sistema de moeda na antiguidade, e nos intercâmbios entre os povos que viviam as margens do mediterrâneo, onde passam a usar a moeda como meio de negociações, esse sistema vem sendo usado com algumas modificações até os dias atuais, sem dizer que é através da fala e da escrita que são discutidos e fechados vários negócios. Ao dominar varias línguas, aprender as normas do bem falar, escrever e ler com propriedade, o sujeito diferencia-se aos demais, adquirindo conhecimento e respeito no mundo econômico.

Através da fala também é possível as relações entre pessoas de vários lugares, com a conquista da linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com