TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO LICENCIATURA- 1º SEMESTRE

ALISSON LUCAS FERREIRA DIAS

DIEGO KEITEL DOS SANTOS

JULIANO DA SILVA GARCIA

LIANA SALLES COUTO

MAX ROGERIO LANG COSTA

INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

[pic 3]

Cruz alta

2016

ALISSON LUCAS FERREIRA DIAS

DIEGO KEITEL DOS SANTOS

JULIANO DA SILVA GARCIA

LIANA SALLES COUTO

MAX ROGERIO LANG COSTA

INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Seminário da Prática II.

Professores: Mari Clair Moro Nascimento, Renata de Souza França Bastos de Almeida, Diógenes Magri da Silva, Juliana Chueire Lyra e Leandro Cesar Leocádio  

Cruz Alta

2016

        1. INTRODUÇÃO

        

        No presente trabalho, vamos falar sobre a Inclusão e diversidade na área educacional, tema que é caro ao educador físico que se vê, por diversas vezes, inserto no ambiente escolar, liderando o aprendizado de diversas pessoas em formação.

        A relevância do tema é inerente à qualidade do educador de pessoas em formação, no caso, jovens de ensino médio, pois o professor possui grande participação na formação dos cidadãos que, num futuro próximo, atuarão em todos os ramos de acordo com os preceitos éticos que internalizaram durante os estágios de formação.

        Não apenas hodiernamente observa-se que o diferencial na aptidão física – tal como quaisquer outras diferenças – tem desdobramentos na forma como é posicionado o indivíduo nos círculos sociais na escola, tal como a capacidade para a prática de esportes e outros aspectos como a orientação sexual e até mesmo o tom de pele.

        A Educação Física Escolar exponencia tais aspectos, motivo pelo qual o educador físico em ambiente escolar é especialmente posicionado para influir sobre as práticas discriminatórias, por ter um contato sempre mais direto com as ocorrências destas.

        O objeto desta pesquisa foi, de maneira a possibilitar resultados mais eficientes, delimitado a uma análise de caso. Para isto, foi realizada uma entrevista com uma professora que leciona Educação física, na cidade de Cruz Alta, para termos um primeiro contato com quem já trabalha e vivencia essa realidade, para possibilitar uma investigação majoritariamente empírica, trazendo a realidade do dia-a-dia, dos diversos tipos de diversidade, e sua abordagem para lidar com os problemas enfrentados no seu cotidiano.

        O viés empírico, entretanto, não é o único dos caminhos metodológicos desta pesquisa, que conta também com pesquisa bibliográfica, para subsidiar os apontamentos e discussões supervenientes aos dados, pois a entrevista realizada não é bastante em si para uma análise, mesmo que inicial, da temática que é objeto deste trabalho, com carater qualitativo e exploratório.

        2. DESENVOLVIMENTO

        2.1 A entrevista com profissional da área docente

        No dia 21 de outubro de 2016, foi realizada, no Instituto de Ensino Professor Annes Dias, na cidade de Cruz Alta, uma entrevista com a professora Geane Isabela Noronha Foletto, que leciona nesta instituição. Lhe foram feitas as seguintes perguntas e dadas as seguintes respostas:

        a) Idade: 48 anos;

        b) Formação: formação em Educação Física;

        c) Formação complementar: com especialização em Ciência do Movimento Humano;

        d) Tempo de atuação no ensino: 24 anos de docência;

        e) Jornada de trabalho semanal: 40 horas;

        f) Nível de atuação: Todos os anos do Ensino Médio.

Na continuidade da entrevista com a professora, buscou-se questionar os quesitos predefinidos pela comissão proponente do trabalho, infra dispostas, com as respostas fornecidas:

a) O que é diversidade? Ela relatou que compreende por diversidade as várias identidades que formam e caracterizam os grupos e a sociedade;

b) Como você trabalha com as  questões da diversidade na escola?Sua intervenção, explicou, visa a auxiliar na  formação de cidadãos esclarecidos, críticos e tolerantes, levando em conta sempre o ambiente social em que os alunos estão inseridos.

c) Quais diversidades estão em evidência na sua escola? Durante o diálogo, a professora descreveu os vários tipos de diversidades encontradas em seu ambiente de trabalho até o presente momento. Identificou a diversidade de cor, relativa as diferentes etnias que compõe a população escolar. Constatou, também, durante os anos em que labora, que existe uma discriminação de gênero, ou seja, uma discriminação voltada a prevalência do sexo masculino sobre o feminino, uma questão cultural identificada em nosso estado. Algo enraizado que surge no meio familiar (herança cultural). Também relata ter encontrado nas séries iniciais do Ensino Médio, uma desigualdade etária, onde alunos repetentes tornam-se líderes informais, influenciando os demais alunos em idade regular de forma que, na maioria das vezes acabam sendo, de certa forma, influências negativas aos demais. Outra forma de disparidade encontrada, foi relativa às pessoas com deficiência, onde as mesmas necessitavam de uma atenção especial e diferenciada em seu aprendizado com relação a turma.        No entanto o tipo de discriminação que carecia de atenção, sendo difícil de trabalhar, é relacionado à orientação sexual dos alunos, haja vista que, no ambiente escolar ocorre várias manifestações de opções de gênero sexual. Existem homossexuais, transexuais e demais tipos de orientação, cabendo à professora manter o respeito a estas orientações. Durante o tempo em que leciona, a professora observou, também, um tipo de discriminação muito difícil de se conter: a referente ao nível sócio econômico de cada aluno. Muitos alunos, manifestam suas considerações a respeito do outro, ridicularizando direta ou indiretamente a condição social do colega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com