TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCUBADORA DE EMPRESAS

Ensaios: INCUBADORA DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

O que é uma incubadora?

Uma incubadora tem como objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso desenvolvimento de . pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.

As incubadoras universitárias tem como objetivo alocar empresas inovadoras com isso, oferece infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, orientando os empreendedores dando assessoria empresarial contábil, financeira e jurídica, além de dividir , entre outras empresas instaladas recepção telefonista etc .

Existem vários tipos de incubadoras: as de base tecnológica (abrigam empreendimentos que realizam uso de tecnologias); as tradicionais (dão suporte a empresas de setores tradicionais da economia); as mistas (aceitam tanto empreendimentos de base tecnológica, quanto de setores tradicionais) e as sociais (que têm como público-alvo cooperativas e associações populares).

De acordo com dados de um estudo realizado em 2011 pela Anprotec e pelo Ministério de Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI), lançado neste ano, o Brasil tem 384 incubadoras em operação, que abrigam 2.640 empresas, gerando 16.394 postos de trabalho. Essas incubadoras também já graduaram 2.509 empreendimentos, que hoje faturam R$ 4,1 bilhões e empregam 29.205 pessoas.

Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar do empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Em geral, as incubadoras dispõem de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc.

Incubadora de Empresas – para que serve?

Iniciar uma empresa requer muito trabalho e dedicação, principalmente nos primeiros anos, tanto na estruturação física, quanto na gestão administrativa e financeira. Desafios sempre vão existir e os empresários devem estar dispostos e bem preparados para superá-los.

Uma incubadora entra como facilitadora, para que a empresa possa se estabelecer no mercado, possibilitando maior contato entre fornecedores e clientes, dando auxilio no desenvolvimento de produtos ou serviços, cedendo espaço físico e demais materiais, auxiliando na segmentação de mercado, posicionamento e na busca constante pela inovação.

Poucas são as empresas que entram no mercado, sem auxílio de uma incubadora, tendo acesso a todos esses aparatos, o que dificulta a estabilização dos negócios. Muitas delas se comprometem com empréstimos financeiros, a juros altos, para dar início ao negócio, prejudicando assim a viabilização do retorno financeiro a curto ou médio prazo.

As incubadoras dão impulso às empresas entrantes, dando suporte na elaboração do plano de negócio, na conquista de clientes, fornecedores, recursos materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com