TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDÚSTRIA E POLUIÇÃO DO AMBIENTE

Trabalho acadêmico: INDÚSTRIA E POLUIÇÃO DO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 INDÚSTRIA E POLUIÇÃO AMBIENTAL 4

2.2 LEIS AMBIENTAIS ÀS FORMAS LEGÍTIMAS DE DOMINAÇÃO. 6

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, COERÊNCIAS E INCOERÊNCIAS 7

2.4 TEORIA DA AÇÃO SOCIAL E DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA. 8

2.5 PLANEJAMENTO NA IMAGEM ORGANIZACIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM UM PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 9

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O tema socioambiental tornou-se um dos fatores de mais importância para as empresas à medida que a sociedade volta suas atenções para questões como oportunidades iguais, controle da poluição, conservação de recursos naturais e da energia e proteção aos consumidores e trabalhadores, diante da necessidade de evoluir, aprimorar e de alcançar maiores e melhores resultados, as empresas tendem a assumiram um papel socialmente responsável e começam a realizar algumas ações voltadas à comunidade e ao meio-ambiente. Responsabilidade socioambiental se tornou hoje um exemplo de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com a sociedade com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da população preservando recursos naturais e culturais para novas gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução da desigualdade social. O empenho da preservação ambiental na empresa se alinha com a crescente preocupação da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável tende a se tornar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar enquanto promove com coerência social e impede a destruição da natureza. Esse modelo busca satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com Borba, o tema responsabilidade socioambiental pode ser definido como um conjunto de ações que visam melhorar o impacto causado por indústrias à sociedade e ao meio ambiente.

Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão:

• Aquecimento global,

• Desmatamento e extinção de espécies,

• Diminuição dos recursos hídricos,

• Consumo e resíduos tóxicos orgânicos e inorgânicos.

Alguns problemas socioambientais estão além da capacidade organizacional de resolvê-los e, quando as empresas são afetadas por essas causas externas, assim como a Usina de Fukushima, no Japão, que, por causa do terremoto e do tsunami, todos os sistemas funcionais foram prejudicados, sendo assim, um prejuízo de ordem ambiental. Outro exemplo, é a questão dos frigoríficos de abate de bovinos em outros estados que, por motivos de interferência da natureza, optaram por parar de abater animais por causa da enchente que ocorreu neste ano de 2011.

Contudo organizações devem ter com a sociedade e com o meio ambiente obrigações legais, econômicas e éticas. Em uma organização não existe ética sem Responsabilidade socioambiental, de acordo com as palavras de Giles:

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se de moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrario, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento.

2.1 INDÚSTRIA E POLUIÇÃO AMBIENTAL

O carvão mineral já era usado como energia fóssil pelo 1º Imperador Romano, 100-200 antes de cristo, mas a partir de 1700, no inicio da chamada revolução industrial, foi o combustível que alcançou o maior grau de importância, substituindo progressivamente a queima da madeira, seja na industria energética seja no aquecimento das casas no inverno dos países da América do norte,Europa e Ásia. Só durante a segunda metade do século XIX, não só os Estados Unidos, mas todas as nações industrializadas passaram a utilizar o carvão mineral como principal fonte de energia.

Esse mineral continuou a ser amplamente utilizado até a segunda metade do século XX, quando o petróleo e o gás natural tornaram-se as principais fontes de energia primária. O primeiro poço petrolífero foi perfurado na Pensilvânia em 1859.

O petróleo continuou como a principal fonte de energia fóssil por todo o século XX, cujo papel continua desempenhando nos dias de hoje, apesar de um recente e progressivo declínio.

Mesmo com a atividade em declínio pesquisas indicam que entre as vinte companhias mais ricas do mundo oito são petrolíferas entre elas estão:

• ExxonMobil Corporation

• Royal Dutch Shell PLC

• BP Plc

• PetroChina Company, Ltd.

• O A O GAZPROM

• Petroleo Brasileiro SA Petrobras

• Total AS – França

• Chevron Corporation

(Fonte) FORBS.COM, The Global 2000

04.21.10, 06:00 PM EDT

Mesmo indústria de petróleo figurando entre as mais ricas do mundo a historia mostra que o setor já enfrentou várias crises, gerando muitas dificuldades no setor industrial.

A primeira crise ocorreu em 1956, quando o presidente do Egito nacionalizou o Canal de Suez, que era de propriedade de uma empresa Anglo-Francesa, com isto o abastecimento para os países ocidentais foi interrompido causando aumento do preço do produto.

A segunda foi em 1973, em protesto contra os Estados Unidos por ter dado apoio a Israel, os membros da OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo), aumentaram drasticamente o preço do barril de petróleo.

A terceira crise foi devido à política entre o Irã e o Iraque, sendo os dois países os maiores exportadores do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com