TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NO COMPOSTO DE MARKETING

Artigos Científicos: INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NO COMPOSTO DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Com as novas exigências dos consumidores e as mudanças que vêm ocorrendo

no cenário econômico e sócio-cultural, as empresas têm se preocupado cada vez

mais com aspectos estéticos dos produtos, dos quais anteriormente não eram

levados em consideração, essa liberdade de escolha dos consumidores implica na concorrência entre os indivíduos ou empresas com o consequente desejo de obtenção de lucros nos quais permitam novos empreendimentos. Os produtos de consumo diário, como alimentos, bebidas, cosméticos, higiene e limpeza passaram a ser adquiridos não só pelo conteúdo, mas também pela forma que são apresentados ao consumidor.

O desafio de chamar a atenção do consumidor em meio a inúmeros outros produtos faz da embalagem um importante item de diferencial competitivo. Gobe (2004) salienta que quase todos os bens comercializados devem ser embalados e que por isso a embalagem é um elemento fundamental da estratégia de produto na maioria das empresas, acrescentando valor, influenciando a qualidade percebida pelos consumidores e posicionando a marca.

Segundo Mestriner (2002) estamos situados numa sociedade industrial e capitalista onde a produção, distribuição e utilização de embalagens geram negócios globais num valor estimado de 500 bilhões de dólares/ano com tendência de crescer ainda mais nos próximos anos devido à ampliação do comércio global.

O setor alimentício é o mais afetado quando se trata de embalagens, porque os usuários esperam que além de higiênicas, estas também sejam capazes de conservar o alimento depois de abertas. No Brasil a embalagem ainda faz parte dos custos de produção, sem a devida atenção (RICHERS, 2000).

A embalagem é um item importante no mix de marketing, pois a mesma pode exercer o poder de sedução, cativando o consumidor, despertando desejos e levando-o ao ato da compra, que é a ação comprovadora da eficiência do marketing aplicado. Kotler (1999) afirma que nos dias atuais a embalagem faz não só sua função primordial de proteger o produto, mas também é uma poderosa ferramenta de marketing, com várias tarefas de venda, desde atrair a atenção do consumidor até descrever o produto e realizar a venda. Para Arnould (1999), quando se trata de produtos de consumo, a embalagem é um importante item do programa de Marketing, pois além de servir para transportar e estocar produtos também para identificá-los.

Diante da importância do item embalagem durante o processo de compra, este trabalho tem como objetivo principal mostrar a influência da embalagem no composto de marketing e de uma forma mais específica, se pretende mostrar como a mesma é usada no ponto de venda para atrair o consumidor.

2. MARKETING NO SÉCULO XXI

O marketing moderno ajudou as empresas a perceberem a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente.

À medida que o ritmo da mudança causada pela globalização e tecnologia se acelera, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade.Com a chegada do século XXI, as empresas tiverem que se adaptar aos consumidores que estão cada vez mais focados nas práticas ligadas as responsabilidades sociais e ambientais. Em um mundo cada vez mais rico e informado, é necessário envolver não só os consumidores mas também funcionários, acionistas e fornecedores.

O perfil do comprador mudou, ele não é mais um simples consumidor, agora existem preocupações coletivas, ambientais e sociais.

Em um levantamento internacional, 85% dos consumidores afirmaram preferir marcas socialmente responsáveis, 70% disseram que pagariam mais para obtê-las e mais da metade declarou que as recomendaria para a família e amigos.

As empresas que são sensíveis a essas alterações conquistam clientes leais e marcas mais valiosas.

3. EMPRESA

Nome: Gerplás

Razão Social: Gerplás Embalagens Plásticas Ltda.

Matriz: Localizada no bairro de Santa Delfa - Franco da Rocha – SP

Segmento: Industria

Porte: Médio

Missão: Produzir e comercializar embalagens plásticas com segurança e excelência, garantindo a sustentabilidade dos negócios e satisfação dos clientes.

 Desenvolver soluções para o mercado de embalagens plásticas, visando superar as expectativas de nossos clientes, oferecendo a eles produtos com qualidade superior.

 Operar em todo o território nacional com as melhores condições de qualidade e preços, visando assegurar o desenvolvimento sustentado e duradouro da atividade.

Estratégia: Usar de várias estratégias para atingir as metas, até hoje a melhor sempre foi estratégia de marketing, com propagandas, participações de feiras e site.

Valores:

Compromisso:

 Gosto pelo resultado;

 Espírito de conquista de novos mercados e novos clientes;

 Iniciativa individual baseada em regras estabelecidas.

Ambição

 Satisfazer seus clientes;

 Desenvolver cada um dos colaboradores;

 Atingir os objetivos de resultado.

Criatividade

 Ser referência no seu mercado em inovações tecnológicas e mercadológicas;

 Promover a expressão de novas idéias e a sua experimentação, compartilhando conhecimentos e competências e incentivando o trabalho em equipe;

 Detectar e desenvolver talentos favorecendo a inovação.

Reatividade

 Adaptar-se à evolução da empresa, dos mercados e das expectativas dos clientes, explorando as oportunidades;

 Estar atento para antecipar, captar e compreender as transformações do nosso ambiente;

Produtos comercializados: Sacolas recuperadas, Sacolas coloridas, Sacos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com