TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Projeto de pesquisa: INTERVENÇÃO DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

Anápolis

2014

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof.

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Anápolis

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2 ROTINA OBSERVADA

3 REFERENCIAL TEÓRICO

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório foi realizado na Escola Municipal Vespasiano da Costa Ferreira, em Leopoldo de Bulhões, de14/04 a 05/05/2014. Este estágio é de suma importancia para a formação academica, pois coloca em pratica as teorias apresentadas e o contato direto com os alunos e a instituição de ensino, fazendo com que se perceba a realidade da profissão.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A instituição onde foi realizado o estagio se chama Escola Municipal Vespasiano da Costa Ferreira, é uma escola municipal que atende principalmente a comunidade carente da cidade, a escola foi regulamentada no mês de junho de 1988, o nome veio em homenagem à um ex prefeito da cidade, Vespasiano da Costa Ferreira, no inicio trabalhava com pre-escola e ensino fundamental. Hoje em dia atende a educação infantil ate o ensino médio EJA.

2 ROTINA OBSERVADA

As turmas dos 1° ao 5° ano estão bem organizadas, os professores tem dominio da turma, e boa dinamica de ensino, apesar de ainda encontrar alunos com dificuldades de aprendizagem no 4° ano. Os alunos contam com um laboratorio de informática, e uma sala de video improvisada que funciona na biblioteca, a escola também conta com atividades extra-curriculares com temas diversificados como: Praticas esportivas, informática.

A instituição promove reunião com os pais mensalmente para que haja um acompanhamento dos alunos e um insentivo para os pais ajudarem seus filhos nos processos de aprendizagem.

“As rotinas atuam como organizadoras das experiências cotidianas, pois esclarecem a estrutura e possibilitam o domínio do processo a ser seguido e ainda substituem a incerteza do futuro por um esquema fácil de assumir. O cotidiano passa as ser algo previsível, o que tem importantes efeitos sobre a segurança e a autonomia da criança.” (Miguel Zabalza)

3 REFERENCIALTEÓRICO

A leitura é um aspecto fundamental para a vida do aluno, as bases, o conhecimento, basicamente tudo é compreendido atraves da leitura, não so da leitura de textos escritos mas também da leitura das coisas ao redor, da leitura da arte, do cotidiano, da forma com que se ve o mundo, de certa forma fazemos leitura de tudo.

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”

Mário Quintana

O insentivo a leitura foi o principal aspecto pois isso desperta um novo mundo nos alunos, atraves dela é possivel entrar em uma história como também adiquirir conhecimentos importantíssimos para o desenvolvimento enquanto na escola, e na vida.

O tema foi aplicado no 3° ano. Para Piaget, educar é adaptar o inviduo ao meio social ambiente, ao trazer a leitura para dentro de sala é possivel estabelecer um contato maior com o aluno, pois pode-se auxiliá-lo se estiver com dificuldades, alem de poder contar com a proximidade e o dialogo com os mesmos. Os livros são um mundo novo a explorar, trabalhando com a curiosidade das crianças traz resultados muito construtivos, pois pode-se obeservar o ponto de vista que elas tem com as histórias, uma vez já que elas tem uma interpretação diferente dos adultos.

A literatura infantil possibilita com que os alunos trabalhem com suas emoções na compreenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com