TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Responda a cada um dos itens solicitados a seguir:

A) O planejamento é o ponto de partida para qualquer ação voltada a resultados, e há particularidades em cada um dos níveis organizacionais. Detalhe cada um deles.

Planejamento Estratégico: Estabelece os objetivos da organização em todos os níveis. Ele é projetado para longo prazo, ou seja, seus efeitos e suas consequências se estendem por vários anos. Atuam neste planejamento os diretores, os presidentes ou até mesmo os proprietários das empresas.

Planejamento Tático: Estabelece os objetivos a serem alcançados por cada departamento. Ele é projetado para médio prazo, geralmente um ano. Trabalham neste planejamento, além dos diretores, os gerentes e os supervisores da empresa. É por meio do planejamento tático que se definem as estruturas de cada área da empresa, os processos, os recursos humanos que vão trabalhar em cada função e os mecanismos de controle de desempenho.

Planejamento Operacional: Estabelece as metas específicas que contribuirão para atingir os objetivos definidos nos níveis estratégico e tático. Este planejamento é projetado para curto prazo (imediato) e envolve cada uma das atividades ou tarefas isoladamente. Na construção do planejamento operacional, estão envolvidos, junto com os gerentes e os supervisores, os funcionários que executam atividades operacionais de fato (os operadores de máquinas de uma indústria, as secretárias de um escritório, os recepcionistas de um hotel, etc.).

B) Organização objetiva estabelecer a infraestrutura e os recursos necessários para que a empresa consiga atingir os objetivos descritos em seu planejamento. No que consiste o ato de organizar em uma empresa?

Organizar consiste em determinar as atividades de cada órgão de acordo com as especializações, designar as atividades às respectivas pessoas de acordo com cargos e distribuição de tarefas, agrupar as atividades em uma estrutura lógica por meio do processo de departamentalização, alocar recursos financeiros, materiais e humanos e coordenar os esforços para o alcance dos objetivos.

C) Direção é o ato de colocar em prática aquilo que foi planejado e organizado pelos gestores. De que forma essa função é alcançada pela organização?

O administrador deve influenciar seus subordinados de modo que eles se sintam motivados a alcançar os objetivos organizacionais. O ato de dirigir, envolve relacionamento, interação, influência, liderança e comunicação, bem como a motivação das pessoas, para que desempenhem as tarefas essenciais do negócio.

D) É por meio do controle que se acompanha, monitora e avalia o desempenho organizacional para checar se tudo está ocorrendo de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido. Quais são as atividades relacionadas ao controle?

O ato de controlar possibilita realizar as correções necessárias para reduzir ou corrigir desvios. O processo de controle, portanto, assegura que as atividades estejam em conformidade com o que foi planejado.

Resumidamente, as atividades de controle, podem ser sistematizadas da seguinte forma:

1) Definição dos padrões de desempenho.

2) Monitoramento do desempenho.

3) Comparação do desempenho com os padrões previamente definidos.

4) Tomadas de ação corretiva para assegurar o alcance dos objetivos traçados.

E) Baseado nas suas respostas anteriores sobre as quatro funções administrativas e na citação abaixo. Responda: - Quais são as considerações que o administrador deve observar para o alcance dos objetivos organizacionais, frente ao novo cenário?

“O administrador do século XXI terá a árdua tarefa de gerenciar pessoas que deverão estar preparadas para constantes mudanças. Mudar será uma ordem que não poderá ser ignorada pelos indivíduos neste novo século.”

Para alcance dos objetivos organizacionais frente ao novo cenário, o administrador deve observar, as seguintes considerações:

A cada ano transformações mundiais associadas ao comportamento humano e às inovações tecnológicas estão se acelerando, forçando as organizações a se inserirem nesse processo de mudanças, visando a competitividade no mercado globalizado. É de fundamental importância que se compreenda a mudança como um processo muito dinâmico, o qual deve ser planejado, organizado e conduzido com muito cuidado para produzir resultados claramente definidos a curto, médio e longo prazos. Quanto mais se retarda a decisão de mudar, mais complicado e difícil se torna o processo. E, essencialmente, mudar significa reunir todas as forças e habilidades para com racionalidade e inteligência, buscar sair de uma situação atual – inadequada, inconveniente ou ruim, para ir ao encontro de uma outra situação futura desejada – mais adequada, conveniente, boa. São questões a serem repensados: políticas, processos, tecnologia da informação, pessoas, modelo de gestão, entre outros. Entretanto, é importante que as organizações levem em consideração dois fatores que condicionarão a efetividade do processo de mudança, são eles: a velocidade e os estágios da mudança. A velocidade da mudança diz respeito a necessidade de rapidez na tomada de decisões, que de forma racional e inteligente, as organizações tem que estar acompanhando tal evolução. E, em relação aos estágios de mudança, diz respeito à evolução intelectual e moral das pessoas e, consequentemente, organizações onde se enquadram em quatro estágios: retrocesso, estagnação, evolução e inovação. Em síntese, a junção da política de tomada de decisão nas organizações, feita de maneira coerente e com rapidez, atrelada à busca do estágio de inovação são fatores que minimizarão as mudanças necessárias por mais radical que seja e possibilitará o sucesso das organizações.

Diante do exposto acima, é de fundamental importância aos administradores do século XXI, elaborar e/ou rever cuidadosamente e devidamente um planejamento estratégico, tático e operacional à sua organização. Estabelecer uma infraestrutura e os recursos necessários para que, a empresa consiga atingir os objetivos descritos neste planejamento. Estabelecendo metas específicas que contribuirão para atingir os objetivos definidos nos níveis estratégico e tático. Influenciar sua equipe/colaboradores de modo que eles se sintam motivados a alcançar os objetivos organizacionais. Trabalhar para melhoria do relacionamento, interação, influência, liderança e comunicação entre todos da organização, bem como a motivação dessas, para que desempenhem as tarefas essenciais de seu negócio. Definir padrões de desempenho, realizar o monitoramento e a comparação do desempenho com os padrões previamente definidos, deter de tomadas de ações corretivas para assegurar o alcance dos objetivos traçados.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »