TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

JAQUISSON ANTUNES DA SILVA GOMES

INTRODUÇÃO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Rio Branco – Acre

2016

INTRODUÇÃO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança e higiene no trabalho são atividades interligadas que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre a moral dos empregados. Segurança do trabalho são o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas que são empregadas para prevenir acidentes. A parte de higiene possui normas e procedimentos adequados para a integridade física e mental preservando os riscos de saúde, as tarefas do cargo e ambientes onde elas são executadas. A higiene fica ligada ao diagnóstico e a prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle do homem e o ambiente de trabalho.

A iluminação, a temperatura, e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa a fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribuindo para má qualidade do trabalho, podendo assim prejudicar o desempenho dos funcionários.

Um ambiente de trabalho com temperatura e umidades inadequadas é considerado doentio. A segurança no trabalho implica no uso de equipamentos adequados para evitar lesões ou possíveis perdas, todo funcionário deve ser conscientizado da importância do uso dos EPI’s, luvas, máscaras, e as roupas adequadas para o ambiente de trabalho que eles atuam.

Fazendo essa ação especifica a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho exercido pelo profissional e desta forma contribuindo para sua melhoria e qualidade de vida.

Ao invés de obrigar os funcionários é melhor exercer a conscientização, pois assim se terá um retorno muito, mas positivo.

Na parte de segurança do trabalho é importante que a empresa forneça maquinas adequadas, em perfeito estado de uso e de preferência que contenha travas de segurança. Por isso é importante que haja treinamento dos funcionários  sempre os alertando sobre os riscos que as maquinas podem significar no dia a dia.

Caso haja algum problema de saúde com algum funcionário ou sofra algum acidente, a responsabilidade será toda da empresa pelo motivo de não ter obrigado o funcionário a usar os procedimentos adequados de segurança. No caso do funcionário esta ciente dos riscos que corre em não usar os equipamentos corretamente e se recusar, tal funcionário poderá ser demitido por justa causa.

Tornam-se imprescindível as mudanças dos hábitos e das condições de trabalho para que a higiene e a segurança se tornem satisfatórias para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com