TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.969 Palavras (24 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 24

- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO -

Administração da produção é uma área da administração geral, porque nela trabalha-se previsão, planejamento, organização, coordenação e controle, mas a função particular desta área é desenvolver o sistema produtivo da organização, estudar a origem e objetivos que cada empresa possui, dar suporte para entender a maneira perfeita de se controlar um meio de produção empresarial.

Este momento da administração difundiu-se com o surgimento da revolução industrial, quando saímos da manufatura e entramos propriamente dito na produção de transformação, mas, com o passar dos tempos, a administração foi ganhando formas inovadoras, utilizando como base as teorias de Taylor, Fayol, Ford e muitos outros criadores de sistemas fundamentais da administração. Com isso, os estudiosos evoluíram cada vez mais e, com a tecnologia avançada, com a globalização no nosso meio, podemos falar que produção é transformação, mas, também, é serviço; cada organização com seus sistemas têm uma administração da produção.

Temos que separar, claramente, administração da produção e administração na produção; cada qual tem seu significado específico, cada qual tem sua origem de desenvolvimento profissional, mas a administração na produção faz parte integrante da administração da produção.

A administração na produção transforma matérias em produtos acabados, tendo como controle, análise de custo, análise de tempo, análise de pessoal, análise de qualidade. Em síntese, é um organismo direto da administração da produção.

A administração da produção é o trabalho realizado dentro deste sistema organizacional e muitos outros sistemas, sendo que aglomera-se a administração do serviço, aquela que pega este produto acabado e transforma em produção de vendas, produção de atendimento etc.

A união de todos os sistemas de produção até administração da produção.

COMO DESENVOLVER INICIALMENTE A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO?

Inicialmente a eficácia da administração da produção é tornar o profissional conhecedor de tudo o que se manobra dentro de uma empresa.

Nas primícias, a empresa deve buscar:

Variedade de produtos: um estoque pequeno de unidades com muita quantidade de produtos variados.

Espírito forte e realista: Negociar o preço do produto na sua realidade sem querer explorar seu cliente, pois, na grande maioria, é melhor atribuir uma margem de lucro menor do que perder cliente pela vida inteira na existência da empresa.

Lucro nos proporciona recursos: Forçar-nos a desenvolver produtos de maneira mais econômica, comprar melhor, reduzir custos, sendo uma das melhores formas de conseguir o sucesso esperado para a empresa.

Alcançar bons resultados por meios simples: Freqüentemente, as soluções caras são sinal de mediocridade.

A simplicidade é uma virtude: Regras complicadas paralisam. Planejamento exagerado pode ser fatal. Simplificação é tradição de honra.

Utilizar sempre maneiras diferentes: Ao ousar sermos diferentes, encontramos novas maneiras para atingirmos o sucesso de nossa empresa.

Assumir responsabilidade: Um privilégio. Quanto mais responsáveis as pessoas, menos burocracia. O temor de cometer erros é a origem da burocracia e o inimigo da avaliação.

Assim, uma empresa está preparada para sobreviver e prosperar? Certamente, ela mantém controle rigoroso de seus custos e, também, conhece seu mercado e como pode atender às necessidades de seus consumidores.

A administração da produção é um todo e muito mais do que as funções já citadas, pois, cada funcionário de uma empresa tem a responsabilidade de prestar conta em seu departamento, assim, todos estão engajados na administração da produção.

Todas as empresas prósperas demonstram, como fluxo de eficácia de sua administração de produção, assim relacionados:

Fácil fluxo de consumidores; Ambiente limpo e bem projetado; Bens suficientes para satisfazer a demanda; Funcionários suficientes para atender aos consumidores e repor os estoques; Qualidade apropriada de serviços; Fluxo contínuo de idéias para melhorar o desempenho de cada departamento ou setor; Um controle eficaz nas finanças; Estratégia de Marketing.

AS FUNÇÕES ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO

A função produção na organização representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. Sendo que qualquer organização empresarial possui a função produção, porque todas elas produzem algum tipo de bem e ou serviço.

Gerentes de produção são os funcionários da organização empresarial que exercem responsabilidade particular em administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção. Em algumas organizações, o gerente de produção recebe diversas outras denominações, como: gerente administrativo em um hospital, gerente de loja em um supermercado, mas, em resumo ele é um gerente de produção, ou seja, é um administrador da produção, pois sua decisão é realizada em todos os arcabouços existentes na determinada empresa.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ALCANÇA RESULTADOS FAVORÁVEIS

Para uma empresa alcançar o resultado favorável, necessita que a função produção seja eficaz, devendo usar recursos eficientemente que satisfaçam ao seu consumidor no produto que a devida organização exerça na produção do seu bem e serviço. Além disso, ela deve ser critica, inovadora e vigorosa para introduzir formas novas e melhoradas de produzir bens e serviços. Se a produção puder fazer isto, a sobrevivência da empresa será a longo prazo, porque dá a ela uma vantagem competitiva sobre seus rivais comerciais ou prestadores de serviços.

PRODUÇÃO NA EMPRESA

A função produção é central, porque produz os bens e serviços, mas não é a única necessariamente, pois, necessita de apoio para conseguir o êxito desejado.

As funções que colaboram diretamente com a produção são:

A função de Marketing;

A função contábil-financeira;

A função de recursos humanos;

A função de compras;

A função engenharia/suporte técnico.

Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com