TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média, Patrística e Escolástica

Por:   •  30/6/2015  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a Idade Média a Igreja, instituição de poder que controlava a sociedade, detinha o monopólio da educação com o objetivo da disseminação do conhecimento da teologia tendo teses que poderiam ser classificadas como dogmas, pois estas eram incontestáveis. Deste modo o ensino era uma ferramenta indispensável para a formação clerical dos futuros líderes da igreja.

A Igreja defendia uma estrutura social onde três funções eram bem definidas: havia os que rezavam (clero), os que se dedicavam a proteção pelo domínio das armas (nobreza) e a classe trabalhadora que se dedicava a manutenção da terra e a servir o povo. Esta postura foi adotada como estratégia para a manutenção da hegemonia política católica visando majoritariamente o seguimento de seus dogmas pela implantação do medo generalizado sobre pecados e punições. O clero mantinha uma relação com a nobreza defendendo seus interesses quando necessário e escolhendo seus filhos para cargos importantes no alto clero privilegiando-os.

Durante a decadência do Império Romano quando este já não conseguiria se recuperar da situação econômica baseada no latifúndio escravista e política que se encontrava a igreja assume como instituição no comando já que não foi afetada pela crise detendo todo o domínio da estrutura social política da civilização.

Dentro da instituição surge uma linha filosófica chamada Patrística movida pelo ideal de evangelização pregando uma moral pautada na virtude, valores e conduta. Os primeiros padres adequaram esta filosofia cristã baseando-se na antiga filosofia grega para que pudesse convencer pagãos e a aprimoraram com o objetivo de deixa-la inquestionável.

Durante a Patrística são propostas 3 posições em relação a questão fé e razão:

• A fé e a razão andam separadamente sempre. A verdadeira fé se opõe a razão;

• A razão subordinada a fé. Necessário crer para compreender;

• A fé e a razão andam separadamente pois cada uma tem seu campo não devendo se misturar. A razão explica a vida temporal dos homens e a fé tudo que se refere a salvação da alma.

São Tomás de Aquino em sua doutrina filosófico-cristã na escolástica afirma que somente haveria conflito entre filosofia e teologia caso a filosofia tentasse explicar os dogmas religiosos sem a fé, ou seja, caso a filosofia não explicasse certos aspectos místicos da teologia a fé as explicaria como verdade absoluta.

Durante muito tempo a obras remanescentes de filosofia grega foram mantidas escondidas nas bibliotecas dos monastérios longe do conhecimento público para que não influenciassem no questionamento dos dogmas. Porém, com o movimento das cruzadas o ocidente europeu voltou a ter contato com a filosofia grega por meio dos povos orientais que a protegeram por muito tempo, principalmente em Alexandria. Deste modo a influência da filosofia grega voltou a ser incorporada a filosofia cristã.

A Idade Média é erroneamente considerada a “idade das trevas” pela justificativa do domínio da igreja ter freado os avanços científicos que antes eram notados nas antigas civilizações, porém, no quesito filosófico educacional a sociedade passou por um período de grande evolução que não deve ser menosprezado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com