TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideb De Hoje

Trabalho Universitário: Ideb De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar como o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica funciona para a melhoria da Educação em nossa região (Eunápolis-Ba).

Foi realizada uma pesquisa exploratória, onde foi agendada entrevista com duas gestoras de Escolas Públicas, em bairros bem distantes do centro da cidade.

Por meio desta entrevista poderemos compreender o desenvolvimento do Ensino Fundamental, após a inserção do IDEB. Abordaremos sobre as dificuldades reais encontradas nas escolas, e as propostas para melhoria do ensino, visando resultados significativos para o aprendizado. A pesquisa foi fundamentada pelos seguintes autores: Batista e Castro (2011) ,Vasconcelos (2002) e Luckesi (1995).

2 DESENVOLVIMENTO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Duas gestoras de escolas públicas foram entrevistas para podermos entender o IDEB nas escolas públicas, como funciona, e quais as melhorias para a educação. A gestora da Escola 1 mostrou o IDEB de sua escola nota 4,1 ano passado. Se comparado a Escola 2 nota 5,1 foi inferior, mas a gestora mostrou-se otimista pelo fato da evolução ( 2,9 para 4,1) em sua escola, isso mostra a dedicação de sua equipe como um todo ( Pedagógico, Administrativo, e profissionais de apoio) pelo compromisso com o trabalho na escola.

Na Escola 2, a gestora mostrou que melhoraram muito de 2009 para 2011 pois sua escola superou a expectativa de nota para 2013( que é 4,2) e sua escola conseguiu 5,1.A gestora alega que foi o trabalho em equipe, que veio da formação continuada de seus professores que reforçou o aprendizado dos alunos para que os mesmo fossem os protagonistas do sucesso da Escola. Vasconcelos (2002) afirma que,

[...] alterar a realidade é um grande desafio, e uma transformação mais substancial que pode depender da acumulação de uma série de pequenas transformações na mesma direção. Tenta-se hoje uma mudança durante uma semana, se não funciona já não pratica mais. É preciso persistir, ter a impaciente paciência histórica para conseguir os resultados almejados. (2002, p.102)

A importância da integração da equipe nas duas Escolas foi o diferencial para todo o processo de conquistas que ambas as Escolas passaram até conseguir a superação de suas dificuldades.

Mas perante este cenário de árduas conquistas, e possível visualizar o descaso das autoridades governamentais com as Escolas Públicas, pois as mesmas têm problemas na infraestrutura, na parte de alimentação (merenda).

Os alunos são de baixa renda, mas é notável na sala de aula o entusiasmo deles com as atividades no quadro, todos ansiosos para fazer a atividade e obter mais conhecimento.

A forma como os professores tentam manter e superar a nota no IDEB é através de suas atividades avaliativas, onde o professor pode observar com clareza a realidade de sua sala. Pois como diz Luckesi (1995)

“A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com o projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto no caso especifica da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido” (p.85)

Com base na citação, podemos afirmar que o resultado do IDEB faz parte dos projetos de articulação de ensino aprendizagem de ambas as escolas. Pois é realizado a Prova Brasil (5º ano ao 9º ano) e Provinha Brasil (nas turmas de 1º ano ao 4º ano) nas escolas e, um mês antes da aplicação das provas é realizado um minicurso organizado pela Secretaria Municipal de Educação, afim de reforçar o ensino e didáticas escolares para avançar nas notas do SAEB.

O SAEB avalia a aprendizagem e o que os alunos são capazes de construir, em diversos momentos de sua vida escolar, porém não considera as condições de vida social e econômica dos mesmos e das escolas nas quais estão inseridos. (BATISTA e CASTRO, 2011, p.06)

Os resultados não satisfatórios no IDEB deixam ambas as escolas com suas respectivas equipes pedagógicas insatisfeitas, apreensivas e sentindo impotentes, pois esta é a visualização do resultado de um trabalho no dia a dia em sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com