TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia Inicial Sobre O Conceito De Gestão Do Conhecimento

Trabalho Universitário: Ideia Inicial Sobre O Conceito De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Ideia inicial sobre o conceito de Gestão do Conhecimento

Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe.

Comparação entre as definições de GC

Segundo ANTÔNIO R. DOS SANTOS/FENANDO F. PACHECO. A Gestão do Conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional, e sua prática envolve análise de aspectos muito diversos entre si como: concepção sobre a natureza humana, ambiente econômico e social, tecnologias envolvidas, modelos organizacionais e práticas gerenciais. Entende-se, assim, que gestão do conhecimento não se restringe ao enunciado de politicas, diretrizes e á adoção de práticas gerenciais. É mais do que isso, envolve compreensão, postura, entendimento dos processos humanos de aprendizado, de liberdade, de criação e aprendizados individual e coletivo. Gestão do conhecimento é um processo contínuo e envolvente, que transcende a comportamentos individuais e objetivos a transformação da organização em um ambiente favorável às novas ideias, ao aprendizado e a atualização vinculada aos objetivos estratégicos e sistêmicos da empresa.

Já o LUÍS CARLOS têm vários conceitos sobre Gestão, um deles é que a Gestão do Conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.

Com base nesses conceitos conclui-se que GESTÃO DO CONHECIMENTO leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia a ser adotada em relação a seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor a informação e de distribui-la.

Exemplos de GC aplicada nas empresas

As empresas Japonesas praticam um conjunto de gestão inovadora que passaram a revolucionar o modo de administrar uma empresa. Sendo elas:

• Qualidade total (total quality control) sobre o processo de produção, visando satisfazer a expectativa do cliente.

• Círculos de controle de qualidade (CQC): grupos informais de trabalhadores que espontaneamente passam a buscar soluções criativas para os problemas da área ou da empresa.

• Método “Ringi” de decisão: trata-se da decisão consensual obtida através do comprometimento individual com o resultado ou meta decidida pelo grupo.

• Kaizen: filosofia da melhoria contínua, que objetiva sustentar e garantir a qualidade através de pequenas melhorias no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com