TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Do Pegagogo

Casos: Identidade Do Pegagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

2.1 o que e pedagogia? 4

2.2 DE QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA 5

2.3 O QUE QUER DIZER “TRABALHO PEDAGÓGICO” 6

CONSIDERAIS FINAIS 9

bibliografia 10

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho e explicar a identidade da pedagogia, o que faz um pedagogo e como e o trabalho pedagógico no meio de trabalho . E qual a importância da pedagogia para os futuros pedagogos.

DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE E PEDAGOGIA?

Segundo o dicionário Aurélio Pedagogia é a ciência da educação, onde construirmos o método de como ensinar. E o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e a aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematizada e produção de conhecimento sobre o fenômeno educativo, sobre as praticas educacionais, para poder ser uma instancia orientadora do trabalho educativo.

Como Ciência Social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do País. E uma área do conhecimento que investiga a realidade educativa mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnicos- profissionais.

É a reflexão metodológica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa.

A palavra pedagogia tem como origem vem do grego em que paidós significa criança e agodé indica condução, juntas essas palavras resultam na expressão que hoje conhecemos que referia- se a pessoas que conduzia a criança ao caminho da escola essa função era desempenhada por escravos. Como eles eram submissos à criança, mas tinham que fazer valer a sua autoridade quando necessária. Por esse motivo esses escravos desenvolveram grandes habilidades no trato com as crianças.

A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças. Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau. Está é uma ciência ou disciplina que começou a se desenvolver no século XIX.

No final do século XIX e princípios do século XX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf. Estas experiências são, até hoje, chamadas Pedagogias ou Métodos pedagógicos e alguns nomes importantes deste período são conhecidos como Pedagogos.

No restante século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passarão a ocorrer nas Universidades em cursos superiores.

“Alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo frei).

2.2 DE QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA

A pedagogia ocupa-se, de fatos, dos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas antes disso ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizado. Ela é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Ela expressa finalidade sociopolítica a parti dos quais se estabelecem formas organizativas e metodológicas da ação educativa.

Ela diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre á pratica educativa, para poder ser uma instancia orientadora do trabalho educativo. Ou seja, ela não se refere apenas as práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras praticas. O campo educativo é bastante vasto, uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na família, no trabalho, na rua, na fabrica, nos meios de comunica, na política, na escola e etc. De modo que não podemos reduzir a educação ao ensino e nem a pedagogia aos métodos de ensino. Podemos dizer, então que a toda educação corresponde uma pedagogia.

São esses processos formativos que constituem o objeto de estudo da pedagogia. Mas esse conjunto de processos intervém através de que? Basicamente através de comunicação e intercâmbio de experiência humana acumulada, isto é, dos saberes e modos de agir construirmos pela humanidade. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos os quais os membros Concluir que aprendi muito com o curso ate o presente momento e tenho plena certeza que fiz uma ótima escolha. Ser uma pedagoga mais que e um trabalho, uma profissão e por mais que a remuneração seja importante para qualquer pessoa, este não foi o motivo da escolha pela pedagogia. Por isso para mim ser pedagogo e a realização de diversos momentos do seu dia-a-dia. Em cada sorriso, em cada nova aprendizagem, em cada conflito, em todas as atividades que foi um sucesso e até naquelas que fracassaram, onde fica o aprendizado mais uma vez. Estes momentos são o verdadeiro motivo de estar na pedagogia. de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturamente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores etc. É profundo ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos da dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com