TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificando Oportunidades

Tese: Identificando Oportunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

Passo 1

Identificação da oportunidade é o processo através do qual o empreendedor percebe a oportunidade numa boa ideia para um novo empreendimento.

A identificação de oportunidade e sua avaliação são tarefas difíceis. A grande maioria das boas oportunidades não aparece repentinamente, e sim resulta da atenção de um empreendedor às possibilidades ou do estabelecimento de mecanismo que as identifiquem em potencial. Por exemplo, um empreendedor pergunta em todos os eventos a que comparece, se alguém está usando um produto que não se mostra plenamente adequado do pretendido. Esse empreendedor está constantemente em busca de uma oportunidade para criar um produto melhor.

Embora a maior parte dos empreendedores não tenham mecanismos formais para identificar as oportunidades de negócio, algumas fontes são sempre proveitosas: consumidores e associações de classes, membros do sistema de distribuição e pessoas técnicas.

Com frequência, os clientes representam a melhor fonte de ideias para um novo negócio no futuro.

Quantas vezes você já ouviu alguém comentar “se existisse um produto que...”. Esse tipo de comentário ocasionalmente pode resultar no surgimento de um novo empreendimento, uma nova empresa.

A identificação da oportunidade tem o papel central na atividade do empreendedorismo. Entre os atributos fundamentais de um empreendedor está na capacidade de identificar, agarrar e buscar os recursos para aproveitar as oportunidades.

Atrás de uma oportunidade existe sempre uma ideia, mas ideias são diferentes de oportunidades. Boas ideias não são necessariamente oportunidades, e não saber distinguir umas das outras é uma das grandes causas de insucesso entre os empreendedores iniciantes.

Como identificar uma ideia que pode dar origem a uma boa oportunidade? Oportunidade é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja por meio da diferenciação ou da inovação.

A oportunidade tem algo de novo e atende a uma demanda dos clientes, representando um nicho do mercado. É atrativo, ou seja, tem potencias para gerar lucros; surge em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la, é durável e baseia-se em necessidades insatisfeitas, não basta identificar a oportunidade. É preciso saber agarrá-la no momento certo e para desenvolver a capacidade de buscar recursos humanos, tecnológicos e financeiros, tem de saber gerenciá-las.

Toda boa ideia é gerada em estado de paixão e isso faz com que seu criador não tenha discernimento para pesquisá-la. É melhor que as ideias sejam submetidas a um processo de variação, cujo instrumento é o plano de negócio.

Passo 2

SÓCIOS DA EMPRESA

ALINE APARECIDA MODENA

CLAUDETE DE NAZARRE FRAGA

EDERSON DE OLIVEIRA LIMA

EDNA GRACILEI C. F. BARBELLI

LIZANDRA MALAMAN

DEFINIÇÕES DO NEGÓCIO

a) - Depois de analisado e discutido qual negócio abrir, chegou-se a uma conclusão clara, a de abrir um pet shop para animais em geral do tipo pequeno e grande porte. Pois este é um mercado em grande expansão e que ganha cada vez mais espaço.

b) – Alto investimento com retorno econômico a longo prazo (um ano), mas com rentabilidade de capital de giro imediato;

c) – As vantagens competitivas a qual esse negócio nos proporcionará é que teremos um estabelecimento comercial em crescimento contínuo, sempre se atualizando nas novidades e apto para oferecer serviços exclusivos com profissionais para orientar nas compras de qualquer setor; nutrição e saúde animal. Além disso, bom atendimento, preço acessível, além de dedicada prestação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com