TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificando oportunidades

Tese: Identificando oportunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 10

3. Identificando oportunidades

Identificar oportunidades é o primeiro passo crítico de um empreendimento. As oportunidades podem se apresentar de diversas formas. A oportunidade pode se apresentar como um problema que precisa ser resolvido ou uma boa ideia que pode ser melhorada. O segredo para encontrar a oportunidade correta para você é a criatividade. Criatividade é um atributo importante para o empreendedor. É o que lhes permite destacar- se da multidão, criar empresas diferenciadas no mercado e resolver problemas únicos e desafiadores. A criatividade também é a base da inovação, da descoberta e das novas ideias, elementos fundamentais para o sucesso em qualquer empreendimento.

3.1 Criatividade e inovação

O que é criatividade? É a capacidade de usar a imaginação para ver algo sob uma nova perspectiva ou relacionar objetos, pensamentos ou ideias diferentes. Ser criativo também envolve a disposição de correr riscos com algo novo, estar aberto ao fracasso ou, talvez, até mesmo contrariar o pensamento estabelecido ou as formas de fazer algo. Há várias formas de ser criativo. Para o empreendedor, ser criativo é encontrar uma nova forma de resolver um problema ou prestar um serviço.

Não existe uma forma única de ser criativo. Todos têm o potencial de ser criativo de alguma forma. As ideias criativas podem vir de qualquer lugar ao pesquisar e aprender, conversar ou imaginar formas diferentes de resolver um problema. Para as

pessoas que têm pouca inspiração há muitos exercícios para desenvolver o pensamento criativo.

A Tabela 2- 1 mostra alguns exemplos de técnicas.

TÉCNICA DESCRIÇÃO

FLUXO DE IDEIAS

É o processo de identificar a maior quantidade possível de ideias e escolher possíveis soluções a partir das ideias geradas.

 Defina o problema a ser resolvido, por exemplo: Como fabricar sapatos de alta qualidade?

P á g i n a | 2

 Gere ideias para resolver o problema, sem criticá-las ou julgá-las. Todas as ideias, inclusive as que parecem malucas, são bem- vindas e úteis no processo. Por exemplo: contratar uma equipe de sapateiros, montar uma fábrica tradicional, usar uma máquina de impressão em 3D, comprar sapatos prontos e modificá-los, usar papel reciclado, fazer moldes de parafina com os pés dos clientes, dar materiais para crianças da terceira série e ver o que elas desenvolvem, etc.

 Tente gerar a maior quantidade possível de ideias quanto mais, melhor.

O fluxo de ideias pode ser feito individualmente ou em grupo. Leve em conta todas as respostas e veja se alguma pode ser útil para testar ou dar origem a mais ideias.

ANALOGIA

É o processo de pensar em algo semelhante ao problema a ser resolvido. Essa técnica o faz pensar em outro assunto ou área como uma forma de gerar ideias novas.

 Identifique as informações que você deseja obter ao final e encontre uma frase que as expresse. Por exemplo: como fabricar sapatos.

 Em seguida, crie uma lista de itens que têm alguma Semelhança com a ideia original. Por exemplo: como construir uma casa. Tanto fabricar sapatos quanto construir uma casa envolve o uso de matérias- primas para criar um produto final complexo.

 Tente gerar a maior quantidade possível de itens e analogias quanto mais, melhor.

 Escolha uma analogia de preferência, de uma área ou assunto muito diferente do problema a ser resolvido, e descreva todos os aspectos ativos e passivos dois itens da sua analogia. Por exemplo: os sapatos são usados pelos consumidores para proteger os pés, mas também são expressões da moda. Um sapato é tão pequeno que cabe na mão. As pessoas geralmente têm muitos sapatos.

Há aspectos da analogia diretamente aplicáveis ao problema a ser resolvido? As diferenças dão alguma ideia para resolver o problema?

PERGUNTAR QUEM, O QUE, POR QUE, QUANDO, ONDE E COMO

É o processo de pensar na maior quantidade possível de ver o problema. Essa técnica é útil para abrir a sua mente para pensar no problema sob muitas perspectivas diferenças.

 Use esses termos para criar uma lista de perguntas sobre o problema que você está tentando resolver. Por exemplo: Qual é a melhor forma de fazer sapatos de alta qualidade com máquinas ou manualmente?

 Procure as respostas das perguntas. Pode-se fazer isso com uma técnica formal, como o fluxo de ideias, ou com técnicas mais informais, como uma lista de verificação.

Use as respostas para gerar ações ou próximos passos. Por exemplo: se a melhor forma de fabricar sapatos é manualmente, como encontramos os artesãos qualificados para fabricar os nossos sapatos? Se não conseguirmos encontrar muitas pessoas que fabricam sapatos de alta qualidade, é melhor usar máquinas ou treinar pessoas para fazer sapatos do jeito que queremos?

P á g i n a | 3

3.2 Novas oportunidades

Onde os empreendedores encontram ideias de novas oportunidades? Além de usar técnicas criativas de solução de problemas para se inspirar, há várias outras formas de encontrar ideias para novos empreendimentos comerciais. Embora a inspiração possa vir de qualquer lugar, há várias fontes importantes que são úteis para gerar ideias e originar inovação.

Demografia

Use dados estatísticos sobre a população (como sexo, idade, raça, situação empregatícia) para conhecer vários segmentos da população e tomar conhecimento de mudanças demográficas. Se alguma área da população cresce, esse crescimento pode gerar ideias de produtos ou serviços nesse grupo demográfico. Por exemplo: o crescimento da população de idosos pode apresentar oportunidades de novos serviços de saúde e atividades de lazer.

Tecnologia

Mantenha- se atualizado em relação à tecnologia da sua área e as áreas relacionadas, equipamentos, técnicas, tendências atuais e projeções de futuras tendências. Por exemplo: novos equipamentos e tecnologias podem oferecer oportunidades de empreendimentos que processam matérias- primas de forma mais rentável e segura para o ambiente.

Leis e regulamentos

Estude as leis e regulamentos existentes e propostos para entender como as mudanças podem afetar a fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com