TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar a estrutura organizacional

Tese: Identificar a estrutura organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Tecnologia em Gestão Pública /2° Série

RA: 9906145210

Desafio Profissional

Disciplinas:

Processos Gerenciais

Matemática

Tutor (a) Carlos Eduardo de Azevedo;

Raquel de Oliveira Henrique.

São Luis – MA, 20 de Setembro de 2014.

Passo 01

Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).

Estrutura da empresa

Tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.

Apesar da estrutura hierarquizada é imprescindível destacar que os processos decisórios devem ocorrer com base na vivência e discurso que advenha desde a base operacional da empresa. Isso porque, a satisfação do funcionário com o ambiente de trabalho tem peso considerável no seu desempenho e no comprometimento com o sucesso da empresa.

A figura do Diretor Administrativo e de Projetos perpassa todos os níveis hierárquicos da empresa, pois tem como papel exercer a supervisão direta dos processos e tem como função captar a vivencia e o discurso de todos os colaboradores: do operacional à presidência, e assim executar sua missão; lograr o sucesso organizacional e garantir a margem de lucro da empresa elevada. Neste sentido, Chiavenato 2014 aponta que

...a administração – embora vista por quase todos os autores de uma maneira simplista e reducionista como um processo cíclico e repetitivo de decisões e ações – é um sistema, ou seja, uma conjugação de inúmeras variáveis convergindo sempre para o alcance final dos resultados. Assim, a administração não é apenas um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar, mas algo que vai além. Ela constitui uma atividade permanente de integração, conjunção arranjo, arranjo, foco e impulsionamento. A administração consegue reunir numa plêiade de diferentes recursos e competências para transformá-los em resultados concretos. Na verdade a administração é a melhor maneira de alcançar resultados. Significa fazer acontecer e gerar valor e riqueza.

(CHIAVENATO, 2014 p. 07)

Para tanto o caldeamento das etapas do processo administrativo: planejamento; controle; organização e direção; é fundamental.

Passo 02

Plano de capacitação e desenvolvimento para os “Diretores e Gerentes”

Justificativa

Este plano baseia-se na consultoria de gestão administrativa que aconteceu no estabelecimento Hoterdan-hipermermado. Foi utilizada como metodologia a entrevista dirigida a todos os indivíduos que compõem o corpo da empresa. chegando à seguinte conclusão:

“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que deem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerenciais.” Grifo nosso.

Com base neste diagnostico este plano foi construído com vistas a superação da atual conjuntura da empresa: queda dos lucros há quatro trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.

De maneira geral, o que se evidencia é a necessidade de se ter um acúmulo de conhecimento no trato com as pessoas, visto que apenas a satisfação econômica dos funcionários não garante o sucesso do empreendimento.

Os planos de incentivos salariais fundamentados na concepção do homo economicus passam a ser substituídos pelo incentivo social e simbólico fundamentado na concepção de homo social. Segundo esta concepção, o homem é motivado basicamente por recompensas sociais e simbólicas, pois as necessidades psicológicas do ser humano são mais importantes do que a necessidade de ganhar dinheiro. (CHIAVENATO, 2014 p. 23)

Esta perspectiva representa um avanço com relação às teorias clássicas da administração. Dentre elas podemos citar uso, por Henry Ford, dos Princípios da Administração Científica de Taylor na linha de montagem automobilística. De fato, para a época, esta ação trouxe avanços significativos, uma vez que esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com