TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação De Oportunidades Por Meio De Análise Ambiental

Monografias: Identificação De Oportunidades Por Meio De Análise Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA I

Identificação de oportunidades por meio de análise ambiental (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)

Apresentação de proposta de Extensão para o Programa de Projetos de Extensão da Universidade Federal do Acre.

Análise Ambiental

A alimentação bem balanceada garante o bom funcionamento do sistema imunológico. As hortaliças são importantes componentes de uma dieta saudável e seu consumo em quantidade adequada reduz o risco de doenças. Atualmente no Brasil o consumo esta muito abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Análises elaboradas nas últimas três décadas, tendo por base dados obtidos por pesquisas nacionais revelam que houve redução do consumo, pela população brasileira, de alimentos de origem vegetal. Também tem sido destacado por diversos autores que o baixo consumo de frutas e hortaliças está associado ao maior risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Desta forma, fazem-se necessárias iniciativas de promoção do consumo de frutas e hortaliças. A Horta do 61° BIS foi idealizada devido à necessidade do desenvolvimento de parcerias entre os militares e acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Florestal, provendo a realização de práticas da área horticultura e entomologia agrícola, promovendo melhoras na qualidade alimentar do batalhão. Este projeto dará suporte para pesquisas futuras e introdução de novas variedades de hortaliças na região do Vale do Juruá e alternativas de controle de insetos pragas a base de substratos vegetais. As hortas serão desenvolvidas nas cidades de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e na localidade de São Salvador.

A análise do cenário externo da Universidade Federal do Acre foi realizada através da matriz PESTE, que detecta oportunidades e ameaças nos contextos Político, Econômico, Social, Tecnológico e Ecológico.

A análise do cenário interno, por sua vez, foi realizada através do Balanced Scorecard (BSC) e classificou as duas variáveis (forças e fraquezas) dentro das perspectivas: Sociedade; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento; e Financeira e Orçamentária.

Ambiente Externo- Análise Exógena

Esta análise está relacionada ao ambiente externo, onde não temos o controle sobre o contexto (político, econômico, tributário, social, demográfico, tecnológico, de responsabilidade socioambiental), que pode afetar direta ou indiretamente o papel da instituição, gerando oportunidades ou ameaças a UFAC.

Oportunidades

O resultado da análise obteve algumas variáveis que foram distribuídas entre os elementos da matriz PESTE. Conforme destacado a seguir:

- Política: A Universidade Federal do Acre (UFAC) através de Programas e Projetos de Extensão procura apoiar, incentivar e dinamizar ações de extensão expressas na forma de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço, elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos envolvendo a comunidade interna e externa. No período de 2009 a 2012, foram implementados 60% dos projetos elaborados por coordenadores e professores da UFAC, o que trouxe considerável dinamização na estrutura acadêmica dos discentes da instituição além do fator positivo gerado através da parceria UFAC e a sociedade.

- Econômica: Oferecer aos acadêmicos uma área experimental para treinamento na produção de hortaliças, preparando os discentes para o mercado de trabalho.

- Social: A UFAC busca desenvolver um bom relacionamento com seus acadêmicos e a sociedade em geral, proporcionando um ensino de qualidade contribuindo para a melhoria de vida, para a formação de uma consciência crítica e de cidadania, visando uma sociedade igualitária e democrática.

- Tecnológica: Desenvolver a cooperação na área de informática do Sistema de Programas de Extensão entre UFAC e Exercito Brasileiro.

- Ecológica: Promover uma ação constante integrada com os acadêmicos da UFAC e os militares do 61°BIS no incentivo ao cultivo de hortaliças para sua alimentação

Ameaças

- Política: Ausência de uma comunicação integrada entre a UFAC e o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) que estabeleçam um suporte para pesquisas futuras e introdução de novos projetos entre ambas as instituições.

- Econômica: Custo para implantação do projeto.

- Social:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com