TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idoso

Trabalho Universitário: Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

AUTORAS: MARIA JOSÉ CARNEIRO ARAÚJO

GABRIELA DE CARVALHO SANTOS

CLAUDIA DE OLIVEIRA BOAVENTURA RIBEIRO

PLANO, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

RELATÓRIO ANALÍTICO

Feira de Santana

2012

Curso de Bacharelado em Serviço Social

AUTORAS: MARIA JOSÉ CARNEIRO ARAÚJO

GABRIELA DE CARVALHO SANTOS

CLAUDIA DE OLIVEIRA BOAVENTURA RIBEIRO

PLANO, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

RELATÓTRIO ANALÍTICO

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Plano, Programas e Projetos Sociais do Curso de Serviço Social da UNIFACS 5º semestre sob acompanhamento da Profª Valdineide Barauna Resende Sá Barreto e da tutora Profª Mirian dos Santos Ribeiro.

Feira de Santana

INTRODUÇÃO

Essa atividade foi realizada atrelada à disciplina Análise de Políticas Sociais com a finalidade de adquirir conhecimento acerca da questão social vivida por moradores de baixa renda do bairro Rua Nova Feira de Santana BA, com o objetivo de elucidar o verdadeiro papel do Assistente Social dentro dessa realidade que é assegurar direitos, intermediar conflitos e conscientizar a população sobre o exercício da cidadania, ou seja, ser cidadão. Nesse contexto da globalização são implementados novos padrões de produzir e gerir trabalho, fazendo crescer a exclusão social, econômica, política e cultural de homens, jovens, crianças e mulheres da classe subalterna. Devido a grande problemática social enfrentada, os programas em benefícios as políticas de emprego na verdade nunca deram conta da questão social que assola o país. Diante de tantos desafios, desigualdades e falta de políticas públicas e sociais comprometidas com os marginalizados e excluídos, fica uma reflexão: como a sociedade civil junto com o Assistente Social poderia reverter esse quadro?

Na defesa de suas identidades, de valores culturais ou religiosos, alguns grupos sociais tendem a fragmentação numa sociedade globalizada e, discriminados e violentados, buscam a autodefesa [...] a luta pela inclusão torna-se uma luta por direito de cidadania. (FALEIROS,2007,p.38)

Aos dias três e quatro de setembro de dois mil e doze às catorze horas e trinta minutos foi realizada visita ao bairro Rua Nova de Feira de Santana pelas discentes Maria José Carneiro, Gabriela Carvalho e Claudia Boaventura com o propósito de conhecer a realidade social que aqueles moradores vivem. Onde foi observada uma carência tanto material, como emocional e cultural muito grande por parte da população pesquisada.

Existe no bairro uma Associação de Moradores organizada, tendo como presidente a Srª Maria das Graças Santos, onde os associados mostravam interesse e força de vontade para junto tentar solucionar os problemas existentes naquela localidade, o maior deles “o desemprego”. A associação, igrejas, escolas, posto de saúde desenvolvem ações no sentido de encontrar alternativas para proporcionar qualidade de vida a todos, através de palestras, reuniões, encontros e esclarecimentos relevantes. Em uma dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com