TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos

Tese: Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Dois dos principais e notáveis fatores que impossibilitam a ação do idoso se configuram no sentido de invalidez e insegurança. A atitude de imposição já não mais se expressa no mesmo, devido à dificuldade de locomoção, escassez na habilidade e muitas vezes estado doentio, apesar da velhice hoje estar sendo catalogada como melhor idade, o grupo ainda está em desenvolvimento, é preciso atentar se para estas pessoas que tanto colaboraram e ainda colaboram na construção e evolução de nosso país. Estamos diante de uma grande cota social de pessoas envelhecidas pelo tempo, sem amparo e forças é notável e perceptível em transparência essa população e suas deficiências.

O Estado se desenvolve na medida desse amparo, hoje com imposição vigente da lei, nº4º a punição contra a violência e enfatiza o dever de todos em denunciá-la. Com as dificuldades do idoso, é preciso amparo da lei, porém a aplicação também precisa estar diariamente em forma punitiva juntamente com executores especializados em grande efetivo para ter agilidade na ação e sanar as formas prejudiciais relativas ao idoso. Como atualmente não temos essa agilidade, ainda há uma lacuna do Estado nessa intervenção deixando em muitos casos a desejar.

A família também possui o seu grau de colaboração em deixar de agir, muitos por comodismo, opção, dependência financeira e principalmente o desamparo, até por ausência de um profissional interventivo que possa auxiliar juntamente na forma melhor de convivência com essa população envelhecida, contagiando a sociedade em busca de mais respeito e solidariedade. Ainda no convívio familiar, a questão de violência é um dos casos mais alarmantes, pois nestes o idoso, por medo, não denuncia, não age e se permite a esse tipo de crueldade devido a não ter para onde se locomover e principalmente pelo desamparo do Estado, que não possui abrigos suficientes para oferecer uma qualidade digna de vida, respeito aos valores e necessidades conforme se afirma em nossa Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 5º.

No Estatuto do Idoso, o direito à liberdade, dignidade, integridade, saúde e um meio ambiente de qualidade, ainda entre outras referências, são extremamente direcionadas aos maiores de 65 anos, como forma de personalizar os direitos relativos a necessidade dessa população. Esta norma está em vigência, na interpretação e aplicação, praticamente a diminuição, talvez até poderíamos atingir o término dessa violência seria possível com a execução de forma participativa e interventiva do Estado com um efetivo preparado para posicionar esta lei e sua forma punitiva.

A falta de divulgação e pessoas capacitadas para atuar nesse auxilio em proporção maior da qual já existente, seria um dos grandes passos em busca da resolução desse conflito, a execução seria mais precisa de forma personalizada, voltada e preparada para atuar especificamente nos casos de violência doméstica e também pública, esta que envolve diariamente a população principalmente na falta de respeito. Dessa forma no contexto do desenvolvimento de políticas públicas, com a criação de entidades que realmente funcionem, estas que devam prestar contas publicamente em rede nacional sobre as estatísticas de funcionamento e aplicabilidade da função destinada, seria grande aliada na diminuição da insegurança do idoso, aumentando a credibilidade do mesmo e sanando o medo de agir, denunciar e buscar uma melhor qualidade de vida. Praticamente seria um manifesto de vigilância e defesa, 24horas, prontamente disposta em qualquer situação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com