TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos Dia Dia

Pesquisas Acadêmicas: Idosos Dia Dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

Para qualquer pessoa, mas em especial um idoso, depender de alguém ou de algo não é uma situação muito confortável. Depender em si já é ruim, pois não se tem garantias e para a pessoa idosa é mais complicado, porque na maioria das vezes o cuidador não se envolve com suas dificuldades a ponto de entender suas limitações e estar disposto a qualquer momento para auxiliá-los.

Segundo BORGES(2008) em artigo publicado no site cuidar de idosos a Dependência é um estado no qual um indivíduo confia em outro (ou em outros) para ajudá-lo a alcançar necessidades previamente reconhecidas. A dependência, ao contrário do que muitas vezes se possa pensar, não é um atributo exclusivo da velhice, podendo ser constatada ao longo do processo evolutivo do ser humano. Ao nascer, o bebê mantém uma relação de dependência com a mãe e as demais pessoas que o cercam, relação que vai diminuindo, gradativamente à medida que cresce, dando lugar à competência. Na idade adulta esse mesmo ser, agindo por vontade própria, de forma independente, na grande maioria de seus atos ou realizações, apresenta um grau de dependência muito pequeno em relação aos outros adultos. Na velhice, esse processo de dependência reaparece, por conta do processo fisiológico do envelhecimento, e se manifesta, com maior intensidade e freqüência, pela ocorrência de doenças e condições adversas, tais como pobreza, fome, maus tratos, abandono.

A dependência na velhice nem sempre é ruim, pois quando o idoso goza de boa saúde, os cuidadores ou responsáveis apenas supervisionam as suas atividades, não interferem nas suas decisões. O único problema em si é a idade avançada. Neste tipo de dependência, cuidar de um idoso é apenas no sentido de acompanha-lo de assegura-lo de que há alguém por perto quando for necessário.

Há também, outro tipo de dependência que o Geriatra Márcio Borges cita num artigo publicado em 2008 no site cuidar de idosos chamada média dependência, onde os idosos encontram-se numa situação em que necessitam não só de supervisão, mas também de ajuda efetiva de cuidador, no desempenho de algumas atividades básicas, como tomar banho, tomar medicamentos, cuidar de suas finanças, ir ao médico, etc. São os idosos que apresentam alguma deficiência ou doença, tais como osteoartrose importante, patologias cardíacas, déficit visual ou auditivo, dentre outras.

Um estágio crítico na vida de um idoso dependente é aquele em que há necessidade de auxílio em todas as suas atividades. Pois o mesmo não tem capacidade de tomar decisões e até mesmo executá-las. São idosos com doenças em estágios avançados, demências, dificuldades auditivas e motoras. Neste tipo de dependência estão aqueles acamados e cadeirantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com