TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias e instrumentos para um novo ambiente de segurança e defesa

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Atividade de Inteligência

Curso: Gestão de Segurança Pública

Professor Tutor: Oscar Alves Simões Filho

Nome do aluno:

Data: 29/03/2010

Idéias e instrumentos para um novo ambiente de segurança e defesa.

Nos dias atuais facilmente é observado o acréscimo e descontrole da violência nos territórios nacionais e internacionais, seja por motivos externos como guerras ou internos como a instauração do narcotráfico. Com o advento deste aumento e descontrole, surgiu a necessidade de novas políticas de segurança pública, visando acabar ou ao menos amenizar esta onda de violência instaurada devido ao desleixo de governos relapsos a estas questões.

Ao analisarmos o Brasil observamos um país pacífico por natureza que vive em harmonia com os demais países, mas que mesmo assim, com seu grande número de contingente militar prepara suas tropas para uma eventual ameaça a soberania nacional. Isto faz com que muitas vezes a sociedade questione o porquê do não uso das Forças Armadas no combate à violência urbana, auxiliando as polícias a eliminar traficantes, usuários de drogas, ladrões e demais elementos que oferecem riscos para a sociedade. O que não podemos esquecer é que as Forças Armadas lidam com inimigos e estes elementos não são nossos inimigos e sim cidadãos que cometeram atos contra a sociedade. Portanto, cabe as policias atuarem nesta repressão utilizando novas técnicas e interagindo diretamente com a comunidade, procurando resolver pequenos conflitos e conscientizando a população. Por outro lado, cabe às Forças Armadas a defesa da soberania nacional, porém estas podem ser utilizadas com um maior e mais abrangente sistema de inteligência e um controle total das fronteiras apreendendo produtos ilegais e detendo indivíduos que venham a financiar a violência e aumentar a onda de insegurança no país.

Podemos dizer então, que uma melhor maneira de evitar a violência não é combatendo-a, e sim a evitando através de uma nova política de segurança, juntamente com a integração da sociedade, para que possamos solucionar estes problemas desde seu início, pois segurança pública é direito e responsabilidade de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com