TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Socioeconomicos

Exames: Impactos Socioeconomicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Brasil Sustentável – Impactos socioeconômicos da Copa do Mundo

Dois mil e quatorze é um ano de grande importância para o Brasil, afinal nosso país está sendo sede de um dos campeonatos esportivos mais importantes do mundo. Aonde trinta países vêm até o Brasil disputar a Copa do Mundo e com eles vem toda sua torcida. Milhares e milhares de torcedores de todos os locais do mundo, que irão movimentar a economia do nosso país.

Ouve um investimento estimado em mais de 22,46 bilhões de reais para garantir a infra - estrutura e organização deste grandioso evento. Pois a FIFA faz muitas exigências, principalmente em locais perto dos estádios onde os jogos serão realizados.

Há algum tempo já vem sendo construídos e reformados estádios nas cidades sedes padrão FIFA. Vários destes já estavam prontos para a copa das confederações em dois mil e treze ode o Brasil ficou campeão.

Um evento deste porte tem seus lados prós e contras. Ele traz muitos benefícios para o lugar e traz alguns impactos econômicos, que terão diversas dimensões e serão percebidos em função de diversos fatores. Especialistas garantem que a copa vai produzir um efeito cascata surpreendente nos investimentos realizados.

A expectativa desde o inicio é que a copa gere aproximadamente 3,63 milhões de emprego – ano, e a movimentação financeira na economia brasileira vai ser de 112, 79 bilhões de reais. E espera-se que gere muito lucro para algumas áreas empresariais do Brasil, como por exemplo, a área hoteleira

Os setores que mais irão ser beneficiados são em ordem decrescente: construção civil – alimentos e bebidas – serviços terceirizados – eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana – serviços de informação – turismo e hotelaria.

Como algum dos efeitos positivos podemos dizer que sediar um dos eventos mais importantes do mundo podem ser perenizados e multiplicados. Se sair tudo que acordo com as exigências das FIFA selaremos a imagem do Brasil como um país capaz de organizar com seriedade uma competição de dimensão internacional e consequentemente alcançar um patamar socioeconômico e estrutural. Se a Copa do Mundo de Futebol for um sucesso de organização no Brasil, a imagem do país no exterior pode melhorar muito. O Brasil vai passar a ficar mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo.

Com a copa do mundo aumenta o fluxo turístico internacional. Há investimentos na parte de infra-estrutura das cidades sedes da copa. Espera-se um alto consumo das partes dos torcedores (turistas) tanto na área da hotelaria, alimentação e bebidas, artesanal, comércio, entre outros. Expansão e adequação na área de hotelaria e diversos tipos de instalações utilizadas por turistas. Após o evento, a tendência é que estas melhorias possam ser usufruídas pelos brasileiros.

Houve investimentos em mídia e publicidade. Investimentos em tecnologia das informações. E também melhoramento das rodovias. (reconstrução, restauração, manutenção e ampliação). Reurbanização, entre outros. Ampliação e reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte. Aumento de investimentos no país de empresas ligadas direta ou indiretamente ao futebol. Estes investimentos geram renda e empregos no país. Melhorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com