TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos Socioeconômicos Das Grandes Navegações

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Levando em consideração seus estudos relativos á Unidade 2 do CRC de história Econômica Geral e do Brasil, faça:

Uma breve dissertação de 1 lauda e no máximo 2 laudas, discutindo como as grandes navegações do século XV promoveram alterações profundas na maneira dos homens europeus compreenderem o mundo e, também, no modo de viver dos povos do chamado Novo Mundo.

Procure construir uma dissertação a partir das suas compreensões do conteúdo estudado na unidade indicada, evite cópia, reflita sobre o assunto de forma reflexiva e com suas palavras.

A visão por trás do início das grandes navegações do sec. XV

Quando se fala sobre a expansão marítimo-comercial, costuma-se falar sobre as razões políticas e econômicas que possibilitaram a ocorrência de tal fato histórico. Estes fatores são de fundamental compreensão para esta época em que os homens saem de sua terra natal para descobrirem outros povos e continentes. Mas como pode-se ver através de inúmeros documentos e relatos históricos não eram só estes os motivos que levaram os europeus a desbravar o planeta.

É sabido que na época haviam inúmeras histórias sobre terras distantes cercadas de maravilhas e criaturas terríveis circulavam entre os europeus mesmo antes da real descoberta de outros continentes.

Estes pensamentos eram carregados de crenças religiosas ao alternarem relatos que faziam lembrar a busca do paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno. Também na época cientistas acreditavam na terra plana e em um abismo onde se encontravam feras terríveis. Dessa forma, o desejo pelo novo e o temor do desconhecido traziam uma contradição à aventura pelo mar.

Mas mesmo com a descoberta de novos povos, novos continentes essa visão de origem medieval não foi simplesmente abandonada a partir do momento em que os navegantes europeus criaram técnicas de navegação seguras e desmentiram vários dos mitos sobre as terras distantes. Quando chegavam das expedições além mar alguns viajantes costumavam falar sobre os costumes “demoníacos” das populações nativas e da “riqueza infindável” encontrada naquele novo ambiente que os cercava.

Pode-se dizer que esta época modificou muito a visão europeia do mundo, mas a visão medieval e religiosa de bestas, feras, crenças, céu e inferno ainda continuava entre o povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com