TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação De Um Sistema De Gestão Ambiental

Trabalho Escolar: Implantação De Um Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

Planejamento e Implantação de um sistema de Gestão ambiental

É senso comum que a proteção ambiental passou a ser uma necessidade das pessoas e clientes de empresas e que, para sobreviver, as organizações estão se estruturando para atender melhor a este aspecto, criando áreas específicas para atuar interna e externamente em melhorias de desempenho ambiental.

A implementação de práticas ambientais corretas em qualquer organização reflete uma postura sempre interessante e necessária, trazendo inúmeros benefícios. Dependendo do porte da organização, passa a ser necessário existir um setor específico voltado a essas atividades, que cuide eventualmente implantando-se um sistema de gerenciamento ambiental.

Dentre as diversas vantagens de se implantar um Sistema de Gestão Ambiental – SGA podemos citar:

Maior satisfação dos clientes, que se reflete na preferência aos produtos da empresa. O consumidor esclarecido, hoje, valoriza muito mais as empresas e produtos que demostrem bom desempenho ambiental.

Melhoria da imagem da organização, junto a clientes, governo, comunidade, vizinho, ONGs e mídia.

Redução de custos, pela eliminação de desperdícios e aperfeiçoamento de processos.

Maior facilidade na obtenção de financiamentos. Uma empresa que apresenta um bom desempenho ambiental tem mais facilidade em conseguir financiamentos junto a bancos e órgãos ambientais.

Melhoria de desempenho da empresa, obtida com a melhoria do controle de seus processos. Por meio de uma sistematização do gerenciamento ambiental, integrando-o ao sistema de gestão normal (integração da variável ambiental aos negócios da empresa) e utilizando as mesmas ferramentas da qualidade total, ocorrem melhorias do processo e de controle das ações, com reflexo positivo nos lucros, além de reduzir os riscos de arcar com penalidades legais.

Redução dos riscos, pois a empresa bem estruturada para tratar dos seus aspectos ambientais apresenta um menor risco de ter que arcar com multas, ações legais por descumprimento da legislação, menor probabilidade de acidentes ambientais sérios, menor passivo ambiental, redução de riscos para os utilizadores dos produtos, melhor identificação das vulnerabilidades da empresa e menor risco para os administradores e acionistas.

As certificações ambientais representam hoje uma necessidade e não apenas um diferencial (Foto: Reprodução)

A implantação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental consistem, na realidade, na aplicação de conceitos e técnicas de administração, particularizados para os assuntos de meio ambiente. Dessa forma, a qualidade ambiental é resultado de uma série de fatores, que em conjunto irão compor um sistema. Esses fatores são:

• Resultado de existir uma Política Ambiental

• Resultado de se elaborar um planejamento adequado

• Resultado da existência de um nível adequado de Educação Ambiental

• Resultado de um modo de trabalho

• Resultado de um trabalho contínuo

• Resultado de um processo bem estruturado de verificações

• Resultado do estabelecimento de mecanismos eficientes para identificar, em conjunto com auditores, problemas e desvios de procedimento e, rapidamente, serem tomadas medidas corretivas.

De uma forma prática, o Sistema de Gestão Ambiental atua basicamente em três grandes conjuntos de atividades:

Análise da situação atual da empresa: Implica em verificar a situação atual da empresa, no tocante ao desempenho ambiental e serviços prestados. É a fase de diagnóstico do problema, levantando-se os impactos ambientais principais que resultam das atividades da empresa.

Estabelecimento de metas: Implica em estudar as possibilidades físicas, recursos materiais e humanos necessários e, a partir de diretrizes vindas da Política Ambiental, definir nosso objetivo em termos de melhorias, em certo período de tempo.

Estabelecimento de métodos: Implica em definir os meios para se chegar aos resultados pretendidos, para que sejam atingidas as metas.

Adotamos como ferramenta gerencial o ciclo PDCA, permitindo o melhoramento contínuo através de seus quatro grandes passos:

Ciclo PDCA, muito utilizado no processo de gestão de projetos (Foto: Reprodução)

Plan (Planejar): Identificar as oportunidades de melhorias e planejar as mudanças nos processos da empresa

Do (Realizar): Implementar as mudanças

Check (Verificar): Coletar os dados sobre a implementação e analisar os resultados para verificar se foram obtidos os resultados esperados

Act (Atuar): Avaliar os resultados globais do processo, como um todo.

Resumo dos requisitos para se implantar um SGA, segundo a norma ISO 14001.

1. Estabelecimento de uma política ambiental

A Política Ambiental será o mecanismo mais eficiente para que, de uma maneira formal e solene, fique claramente explicitado o comprometimento da administração com as questões ambientais relacionadas com o cotidiano dos trabalhos. É importante a ênfase no comprometimento com a busca pela melhoria contínua do seu desempenho ambiental, relacionado aos seus processos, produtos e serviços, e também no empenho de todos os integrantes da organização quanto ao cumprimento da legislação aplicável e à prevenção da poluição.

2. Diagnóstico da situação atual: Estabelecimento de aspectos e impactos ambientais

A identificação dos aspectos e impactos ambientais é importante, principalmente para a realização da avaliação de desempenho ambiental da organização. Realizamos uma “fotografia” da situação, ou seja, respondemos a pergunta “onde estamos” na questão ambiental.

Por conseguinte, são estabelecidos procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. Com os aspectos ambientais listados, analisamos os impactos das atividades sobre o meio ambiente.

3. Requisitos legais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com