TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de Um Restaurante a La Carte Considerando

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.013 Palavras (21 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 21

2. Introdução

Hoje em dia o mercado de trabalho está muito competitivo, na maioria dos setores existe mais demanda que oferta de empregos, e uma alternativa é abrir um empreendimento próprio. É importante fazer um estudo para verificar a viabilidade do negócio.

O projeto trata-se de um estudo de viabilidade para se implantar um restaurante à la carte no setor Bueno, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás. O objetivo do trabalho é traçar um projeto viável que está inserido em um mercado de crescimento e traz um diferencial de atendimento e um cardápio bem elaborado com acompanhamento de chef´s qualificados.

Existe uma tendência em crescimento que é a busca de ambiente saudável, calmo, onde se pode conversar, ouvir uma boa música e ter uma boa refeição.

3. Objetivo Geral

Preparar um projeto para a demonstração da implantação de um restaurante a la carte considerando a busca e as informações obtidas que possam mensurar os riscos, atrativos de mercado, oportunidades, com base no potencial do local escolhido, concorrência direta e indireta, indicie populacional e nível sócio econômico destes.

4. Objetivos Específicos

  • Apresentar uma carta vinhos e bebidas.
  • Conquistar clientes fiéis.
  • Oferecer um serviço de qualidade, facilidade, praticidade e comodidade.
  • Aumentar gradativamente as vendas.
  • Tornar nossa empresa bem vista no mercado.

5. Justificativa do Projeto

Com o intuito de diminuir os riscos da abertura de um novo empreendimento e maximizar as oportunidades de sucesso, este projeto pretende reunir as informações mais relevantes para que os sócios tenham informações suficientes para que tomem decisões mais acertadas em seus mais variados aspectos, considerando, investimento, riscos, percentual de retorno, concorrência direta e indireta, tempo de resposta aos investimentos entre outros.

Devido à falta de um projeto sobre empreendimento, muitas empresas novas não sobrevivem no Brasil, razão esta que foi desenvolvido todo um estudo preliminar para a decisão de seguir o empreendimento.

6. Nome do Projeto e Características da Empresa

Denominação social: Gutu’s LTDA.

Nome Fantasia: Gutu’s Restaurante.

Sócios: Izabelle Garcia Silva Brito, Lizania Rodrigues Mendes Brito, Mayra Mendes e Souza.

Endereço: Av. T8 S/N Qd. 64 Lt. 1 St. Bueno CEP. 74210-270.

Ramo: Comércio Alimentício.

Tipo de negócio: Restaurante a La Carte.

Responsabilidade: A sócia Izabelle terá autoridade de decisões e administração do negócio, mas deverá prestar contas aos demais sócios. Os outros sócios poderão propor mudanças e opinar sobre qualquer aspecto do negócio.

A sócia Lizania será responsável pela contabilidade e pelo bom andamento do departamento de recursos humanos.

A sócia Mayra cuidará do marketing da empresa.

Lucros e prejuízos: Serão divididos proporcionalmente em cotas iguais lucros e prejuízos incorridos no exercício social.

7. Analise da Empresa e Pesquisa de Mercado

  1. Analise Swot do Gutu’s

SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Diagrama SWOT

SWOT é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Força

Estacionamento amplo.

Delivery.

Fácil acesso.

Oportunidades

Cardápio elaborado com preço acessível.

Possível abertura de novas unidades.

Fraqueza

Falta de uma brinquedoteca.

Número significativo de funcionários.

Falta de imóvel próprio.

Ameaça

Novos concorrentes.

Concorrência indireta.

Concorrência de restaurantes em setores vizinhos ou próximos.

Novo estabelecimento no mercado.

Estacionamento próprio representa conforto para os clientes. Nada é mais chato que ficar rodando em busca de vaga o que causa desestímulo aos clientes. Estar numa boa localização é realmente um ponto forte para o estabelecimento. Existem vários pontos de referencia perto, o que facilita a localização do restaurante.

Hoje em dia se tem diversas facilidades de plataformas tecnológicas voltadas aos pedidos de delivery no mercado (ifood, hellofood, panda, etc.), sendo que cada uma destas plataformas ajuda aumentar as vendas dos restaurantes. A maior vantagem é a comodidade que o sistema de delivery on-line passa para o cliente. O cliente pode escolher o produto e pagar sem demora, de forma simples e fácil.

Trata-se de um setor próspero, com vários pontos comerciais, bancos, hospitais, centros de compras, o que significa uma grande circulação de pessoas no bairro, aumentando assim o numero de clientes em potencial. Também os executivos procuram um bom ambiente para reunir com amigos e clientes, bem como com sua família, para fazer suas refeições e inteirar-se dos fatos.

O cardápio tem função primordial em um restaurante, é um dos seus principais instrumentos de marketing. Veículo de informação, venda e publicidade, tem como finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e bebidas. Deve ser cuidadosamente planejado e elaborado, pois transmite a imagem do estabelecimento para o consumidor. Lançar um menu econômico e com preço acessível é uma ótima forma de driblar a crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (381.5 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com