TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de estudo ambiental

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.950 Palavras (20 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 20

Projeto de Intervenção em Educação Ambiental

CONSTRUINDO AÇÕES

Tema: Reciclagem – Lixo é um...?

Local: Centro de Triagem – Cooperativa Crescer

Resumo: “muitas pequenas coisas, feitas em muitos pequenos lugares, por muitas pessoas miúdas, podem mudar a face do mundo” (provérbio Chinês).

“Toda a sociedade humana defronta-se não com um problema de população, mas com dois: como gerar e educar crianças o suficiente e como não fazê-lo demais”.(Margaret Mead)

Problema: a falta de conhecimento da importância da reciclagem com as crianças e adolescentes, diminui a eficiência do projeto de Educação Ambiental – SGA com os cooperados?

Hipótese: Uma central de Triagem do lixo, são muitas vezes formadas por ex catadores, que vivem em estado de precariedade junto com suas famílias. Muitos possuem mais de um filho, gerando famílias muitas vezes populosas, com até três filhos cada.

Estes filhos quando em idade escolar são devidamente matriculados, para obtenção de programas como Bolsa Família, somando uma renda de R$ 45,00 por criança.

Estas crianças não têm qualquer tipo de atividades extra curricular, no horário que não estão na escola. Dispersos pelas ruas, em situação de risco. Enquanto neste espaço de tempo, poderiam estar desenvolvendo trabalhos manuais, incentivando a criatividade e aprimorando a percepção ambiental.

Desenvolver-se através da arte, do lúdico e da temática LIXO, transformando valores e adquirindo novos conceitos de qualidade de vida.

APRESENTAÇÃO

Quem Somos?

Somos um grupo formado por quatro pessoas, da Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Vila Lobos, e temos por objetivo iniciar um projeto de intervenção em Educação Ambiental com um grupo de crianças e adolescentes, filhos de trabalhadores da Central de Triagem de Reciclagem.

Ressaltamos que este trabalho é de caráter acadêmico, porém, aberto para uma possível parceria com empresas ou entidades afins.

Nosso interesse por este projeto se dá por conta de trabalhos já em desenvolvimento com os cooperados, fechando-se então um CICLO de Educação Ambiental, onde pais e filhos possam interagir de forma mais consciente em relação ao meio ambiente.

Gostaríamos de atuar não somente nesta Cooperativa, mas também expandir nosso trabalho para outros Centros de Triagem, a fim de promover uma ReEducação como o maior numero possível de crianças.

INTRODUÇÂO

Este projeto desenvolve-se na Cooperativa de Reciclagem “Crescer”, que está situada à Rua Joaquim de Oliveira Freitas, 325 – Bairro de Mangalot, pertencendo ao subdistrito de Pirituba – região da Zona Norte de São Paulo, capital.

A cidade de São Paulo gera por dia 9 mil toneladas de lixo, totalizando 235 mil toneladas por mês (fonte: Folder Coleta Seletiva PMSP/2001)

Pensando nestes dados a Prefeitura de São Paulo, criou um programa municipal de formação de Cooperativas, onde a coleta seletiva consegue fazer a triagem e comercialização de 0,7% deste total.

A Cooperativa Crescer, é um projeto subsidiado pelo poder publico.Promove a reintegração de cidadãos ao mercado de trabalho. Além disso, contribui para uma ação sustentável para a sociedade e o meio ambiente, destinando adequadamente os resíduos, que poderiam estar sendo dispostos em lixões.

No total somam-se 30 cooperados (entre homens e mulheres) exercendo funções diversas, exclusos do regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) já que o Estatuto que rege o Cooperativismo, não prevê o registro dos trabalhadores (não tendo direito ao FGTS ou Seguro Desemprego).

Deste total %______ são alfabetizados e %_____ semi/analfabetos. Em sua maioria residem nas proximidades da Vila de Mangalot, ocupando irregularmente locais de risco denominados “áreas livres”. Suas residências são caracterizadas de baixo padrão e muitos vivem com auxilio de programas do Governo, como Bolsa Família.(Fonte: arquiva administrativo da Cooperativa)

60% do total de cooperados possuem filhos. Trabalham de 2º a sábado, com uma carga horária de 16 horas/dia, divididos em 2 turnos, chegam a receber ________toneladas de lixo/dia.

Muitos não têm nenhuma outra fonte de renda, além de 25% do total se encontrarem com mais de 40 anos de idade.

Desta forma, o trabalho na Central de Triagem por muitas vezes vem ser a saída encontrada para remediar o quadro de miséria nas famílias.

Muito vem sendo feito em relação a Educação Ambiental, visando a otimização e a eficiência da Cooperativa, gerando renda e a conscientização ecológica.

Por este motivo, desenvolver a Educação Ambiental com os filhos dos cooperados, vem ser a melhor ferramenta para que um Ciclo seja fechado. Promovendo a percepção ambiental, o desenvolvimento criativo o respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida.

Ensinar-lhes a importância da reciclagem é sem duvida, ensina-lhes a serem cidadãos mais conscientes.

JUSTIFICATIVA

“O respeito ao meio ambiente deve começar a ser desenvolvido desde cedo. Os pequenos estão atentos para aprender e incorporar atitudes que observam no dia-dia”. (fonte: Profª Lucy Casolari- colaboradora do site www.clicfilhos.com.br/site/displey )

Podemos denominar os dias atuais como a “era do descartável”, onde a maioria dos produtos que adquirimos são imediatamente descartados quando seu conteúdo é consumido. Este material desprezado é denominado “lixo” ou “sucata”.

O interessante é que cada brasileiro produz em média 1 Kg de lixo por dia (fonte: Folder Reciclagem PMSP), e grande parte destes resíduos são descartados sem nenhum tratamento, gerando um destino inadequado, contaminando o solo, as águas e o ar, prejudicando assim nosso meio ambiente e diminuindo a qualidade de vida da população. Em muitas cidades nem todo o lixo é coletado, boa parte do que é descartado acaba em lixões – espaço aberto, geralmente localizado em periferia, onde o lixo fica apodrecendo, ou então é queimado, até mesmo restos de comida, costumam servir para ração de animais como porcos e aves, que são vendidos posteriormente para consumo humano. O lixão também é um problema social, que vão mais além, pessoas miseráveis, inclusive crianças, procuram, neste espaço, algum tipo de material que possa ser vendido ou até mesmo consumido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com