TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Adm Financeira E Orçameantaria

Artigos Científicos: Importancia Da Adm Financeira E Orçameantaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

• A importância da Administração Financeira e Orçamentária

A globalização permitiu que as organizações pudessem aproveitar recursos materiais e humanos mais competitivos existentes em outros países e dessa forma reduzir custos e despesas. A utilização de tecnologias da informação também tem ajudado as organizações a otimizarem seus processos permitindo assim a melhor empregabilidade de seus recursos.

Com isso o mercado tronou-se muito mais competitivo, ao ponto que este processo possibilita que as organizações em geral sejam mais eficientes e com isso tenham chances parecidas

A partir daqui a administração financeira e orçamentária em cada organização passa a ser um importante fator competitivo.

O administrador que conseguir controlar, analisar, planejar e decidir de maneira mais assertiva fará com que sua organização seja mais competitiva no mercado.

Este precisará garantir que todo o processo realizado dentro de sua empresa seja o mais eficiente possível, sem falhas e sem perdas. Precisará ter domínio de mercado para analisar as melhoras propostas de crédito bem como as melhores formas de investimento além de acompanhar os resultados financeiros, implantando em tempo hábil as ações corretivas e propondo sempre ações de melhoria.

Em relação ao planejamento, precisará ser assertivo em suas previsões, considerando fatores como a situação do mercado, a situação atual e o histórico da empresa, bem como analisar os riscos envolvidos em cada decisão.

Com uma administração financeira e orçamentária eficiente, a empresa terá informações históricas e atuais sobre suas finanças e com isso, diante de uma mudança repentina, o administrador poderá tomar decisões rápidas e seguras, mantendo assim a organização estabilizada mesmo em momentos de crise.

Esta estabilidade trás confiança aos acionistas e atrai novos investidores, bem como facilita a tomada de crédito o que possibilita novos investimentos garantindo assim o crescimento da empresa.

Alguns conceitos importantes:

 Ciclo operacional: inicia-se com a compra da matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda.

 Ciclo econômico: inicia-se com a compra da matéria-prima e encerra-se com a venda do produto.

 Ciclo financeiro: inicia-se no momento do pagamento da matéria-prima e encerra-se no recebimento do pagamento dos produtos.

 Período de contas a receber: intervalo de tempo entre a venda dos produtos até o recebimento do pagamento.

 Período de contas a pagar: intervalo entre o recebimento da matéria-prima até o seu pagamento.

 Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa.

 Ativo: bens e direitos da empresa.

 Passivo: obrigações da empresa.

 Patrimônio Liquido: diferença entre ativo e passivo.

• Referências

GRODISKI, Henrique Ronne. A importância do planejamento e controle financeiro para o desempenho empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com