TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Detecção De Incêndio

Dissertações: Importancia Da Detecção De Incêndio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

I. Introdução

Geralmente, a comunidade por si só não costuma se preocupar com a possibilidade de incêndios, independente do ambiente, seja doméstico, seja industrial, seja rural. Porém, quando um incêndio ocorre geralmente costuma estar ligado a perdas que envolvem altos prejuízos, sejam financeiros, sejam de vidas. E deixam a sociedade em grande choque.

Esses choques, segundo Knauss , ficam como memória nas cidades e fazem com que a população repense seus conceitos sobre os impactos que podem ocasionar um incêndio, fazendo com que haja rapidamente respostas de políticas públicas que tragam segurança contra incêndios, e seus prováveis danos.

O estudo de Knauss¹ relembrou o desastre ocorrido em 1961 no Gran Circus Norte Americano em Niterói, o qual ocasionou mais de 400 mortes, dentre elas muitas crianças. Em 1973, ou seja, 12 anos mais tarde, o Brasil vivenciou outro cenário de horror provindo de incêndio, “o edifício Joelma”, estima-se que 191 pessoas morreram neste incêndio .

Dentre outros no decorrer da história, o que chocou mais recentemente foi o incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, pequena cidade do Rio Grande do Sul que matou mais de 240 pessoas em 2013. Estes casos demonstram de forma simples e por si só, a importância de se aprimorar constantemente os sistemas de segurança contra incêndio, trazendo assim, embasamento para o objetivo deste trabalho.

II. Objetivos

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a importância dos sistemas de detecção e alarme contra incêndio de um edifício comercial, utilizando para exemplificação um estudo de caso na cidade de Ribeirão Preto, avaliando os sistemas e tecnologias adotadas para os sistemas de detecção e alarme contra incêndio, avaliando seus pontos positivos e negativos.

Para o alcance e embasamento consistente e coerente do objetivo central, foi realizada uma revisão de literatura abordando a importância de sistemas contra incêndios, uma abordagem mais profunda dos grandes desastres que ocorreram devido a incêndios, principalmente aqueles ocorridos em edifícios comerciais. Será investigada também a importância de um sistema de detecção e alarme contra incêndio e o papel da engenharia de segurança do trabalho na prevenção contra incêndios.

III. Justificativa

Este estudo é justificado pela importância de se utilizar os sistemas existentes e atualizar constantemente o conhecimento na prevenção contra incêndios, pois é observado que muitas vezes, os profissionais e até estudos idealizados para implementação de sistemas de segurança contra incêndios não levam em consideração a constante evolução das novas tecnologias, o que pode ocasionar a aplicação de um sistema ultrapassado e sem a devida eficiência que o mesmo poderia ter, aproveitando-se de equipamentos e produtos mais evoluídos. A fim de elucidar essa explicativa, após o desenvolvimento do referencial teórico foi analisado um sistema implementado em um prédio comercial na cidade de Ribeirão Preto, a fim de demonstrar as recentes tecnologias.

IV. Referencial Teórico

4.1 A importância de sistemas contra incêndios

Quando é abordado o tema segurança contra incêndio, se tem como sinônimo de que devem ser envolvidos elementos de prevenção e combate a incêndios. A ocorrência de um incêndio independe das condições políticas, geográficas ou econômicas e pode chegar a proporções devastadoras causando, desta maneira, danos e perdas irrecuperáveis e irreparáveis, onde se tem como a principal preocupação, a vida dos ocupantes do local em questão. Apesar da proteção da vida dos ocupantes ser extremamente indispensável, é necessário que se protejam também acervos, edifícios ou até mesmo construções históricas, sendo algumas de valor inestimável para uma cidade, país e até mesmo para a humanidade.

A importância da segurança contra incêndio na área cientifica não é apenas para por em prática novas tecnologias, mas também procurar alertar a população a cerca dos riscos que a falta da segurança contra incêndio pode proporcionar a vidas humanas, além dos prejuízos materiais.

Segundo Ono, Rosaria (2004 apud Procoro e Duarte, 2006) o fogo é uma manifestação da combustão rápida com emissão de luz e calor, constituído por três fatores distintos, que compõe o chamado “Triângulo do Fogo”:

Triângulo de representação do fogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com